São Paulo - A Seleção Chilena espantou todos os fantasmas e acabou com todos os jejuns ao vencer a Argentina, nos pênaltis, e se sagrar campeã pela primeira vez da Copa América. Segundo o levantamento do Sr. Goool, o Chile é o sexto país a conquistar o primeiro título do torneio dentro de casa. Apenas Uruguai e Paraguai deram a primeira volta olímpica em outro país.
Seleção Chilena fez história ao conquistar o torneio apenas nos pênaltis contra a Argentina
Leia a notícia completaO Peru também fez sua primeira festa em casa. Em 1939, os peruanos sediaram e conquistaram a Copa América. O Peru acumula dois títulos no torneio. Na única vez em que se sagrou campeã, a Bolívia fez o dever de casa. Os bolivianos deram a volta olímpica em 1963. Já o último país a conquistar seu primeiro título em casa na Copa América foi a Colômbia, em 2001.
Uruguai e Paraguai, por outro lado, preferiram estragar a festa dos rivais. Maior campeão da Copa América - 15 títulos -, o Uruguai venceu torneio, em 1916, na Argentina. A primeira volta olímpica em casa dos uruguaios foi em 1917. Todas as vezes em que sediou o torneio sul-americano, aliás, o Uruguai foi campeão. Já o Paraguai faturou seu primeiro título da Copa América, em 1953, no Peru. O Paraguai sediou apenas uma vez o torneio, em 1999, e o Brasil ficou com o título.
Com o inédito título da Copa América, o Chile se classificou pela primeira vez à Copa das Confederações. Esta edição será realizada na Rússia como preparação para a Copa do Mundo de 2018.
Campeões!
O Uruguai está na liderança de conquistas (15). A Argentina ficou na 2ª colocação com 14 títulos. Apesar de ser o recordista de títulos na Copa do Mundo, o Brasil só tem oito conquistas na Copa América - sendo o último em 2007. Paraguai e Peru somam dois títulos, contra um de Chile, Colômbia e Bolívia.
Sob o nome de Campeonato Sul-americana, o torneio de seleções da América do Sul é disputado desde 1916. Em 1975, a competição passou a ser chamada de Copa América. Desde 1993, a CONMEBOL convida seleções de outras Confederações. México, Costa Rica, Honduras, EUA e Jamaica, da CONCACAF, além do Japão já participaram do torneio.