São Paulo - O São Paulo é um dos oito clubes classificados às quartas de final do Campeonato Paulista. O Tricolor, contudo, não está no G8 da classificação geral. O São Paulo tem apenas a 9ª melhor campanha do Estadual. O clube da capital fica atrás da eliminada Ponte Preta que supera o rival no saldo de gols (6 a 3).
Mas como a classificação da Primeira Fase é em cima dos grupos - os dois primeiros colocados de cada grupo avançam ao mata-mata - e não no geral, o São Paulo - com 22 pontos - garantiu a segunda vaga no Grupo C, enquanto a Macaca - com os mesmos 22 pontos - ficou em 3º lugar no Grupo B atrás de Palmeiras (24) e São Bernardo (23).
Mais intrigante, porém, é que o Vozão foi eliminado com a melhor campanha da edição 2016 do Estadual
Leia a notícia completaA situação do Penapolense foi parecida a do XV de Piracicaba. O CAP fechou a Primeira Fase no 13º lugar no geral com 19 pontos, atrás dos eliminados São Bernardo (23), Audax (23), Portuguesa (20) e Rio Claro (20). Em seu grupo, contudo, o Penapolense foi vice-líder atrás do líder e então algoz São Paulo (27).
De volta a modesta campanha do São Paulo, o Tricolor foi o único dos chamados grandes que não obteve a liderança do grupo. Ou seja, o São Paulo terá que decidir a vaga às semifinais contra o Osasco Audax fora de casa. O São Paulo fechou a fase inicial com seis vitórias como mandante, quatro empates como visitante e cinco derrotas (duas em casa e três fora), além de 17 gols a favor e 14 contra. Aproveitamento de apenas 48,9%.
Este é o pior desempenho do São Paulo e também dos chamados grandes desde que o Paulistão adotou o atual formato em 2014. Até mesmo o eliminado Corinthians, há dois anos, fechou a Primeira Fase com melhor aproveitamento (53,3%). O São Paulo, em 2014, obteve desempenho de 60% e chegou a 68,6% na temporada passada. O classificado de Osasco Audax e São Paulo pegará o vencedor de Corinthians e Red Bull.