São Paulo - Colômbia e Chile poderão se juntar, nesta sexta-feira, aos rivais sul-americanos Argentina e Brasil na Copa do Mundo 2014. As duas seleções vão se enfrentar pela penúltima rodada das Eliminatórias da América do Sul e têm grandes chances de classificação. (Projete os cenários no Simulador Sr. Goool!)
A situação mais fácil é dos colombianos. A Colômbia ocupa a vice-liderança das Eliminatórias com 26 pontos e se classificará até com derrota, desde que a partida entre Equador e Uruguai não termine empatada. Em casa, a Colômbia tem cinco vitórias, um empate e só uma derrota. No jogo de ida, a seleção derrotou o Chile, por 3 a 1, longe da torcida. Se os colombianos vencerem ou até empatarem, encerrarão um jejum de 16 anos.
A Colômbia não se classifica para um Mundial desde a Copa na França, em 1998. Os colombianos também já estiveram no principal torneio de seleção em 1962, 1990 e 1994. O Chile, por sua vez, é mais experiente e busca sua nona participação. Os chilenos, aliás, querem a segunda Copa seguida (1930, 1950, 1962, 1966, 1974, 1982, 1998 e 2010).Histórico das seleções na Quarta Fase da CONCACAF torna possível a combinação de resultados
Leia a notícia completaA América do Sul conta com quatro vagas diretas para a Copa do Mundo. O 5º colocado disputará a repescagem. Além de Brasil e Argentina, a Copa 2014 já tem outras oito seleções classificadas. São elas: EUA, Costa Rica, Itália, Holanda, Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália.
Campeões!
Maior vencedor da Copa do Mundo - cinco títulos -, o Brasil será o país-sede do Mundial em 2014. Enquanto isso, a Itália apresenta quatro títulos mundiais, contra três da Alemanha. Argentina e Uruguai venceram em duas oportunidades cada. Espanha - atual campeã -, França e Inglaterra somam uma conquista cada.