São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após descumprir o Estatuto do Torcedor por 106 dias, finalmente liberou o borderô da partida entre Náutico-RR e Plácido de Castro-AC pela 8ª rodada da Primeira Fase na Série D do Campeonato Brasileiro. O duelo vencido pelo clube do Acre, por 2 a 1, foi realizado no longínquo 11 de agosto. (Confira o borderô em anexo!)
Ao longo destes mais de três meses, o Sr. Goool entrou em contato com a entidade quase que diariamente. Na maior parte do tempo, o Sr. Goool recebeu respostas padrões da ouvidoria, coordenada por Roberto sardinha. A situação só começou a ser definida quando o problema chegou a Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF. Mesmo assim, o pedido do Sr. Goool só foi atendido após um mês de conversa.Além do Estatuto do Torcedor - Art. 5º, § 1o "As entidades de que trata o caput farão publicar na internet, em sítio da entidade responsável pela organização do evento: IV - os borderôs completos das partidas; (Incluído pela Lei nº 12.299, de 2010)" -, a CBF desrespeitou o próprio Regulamento Geral das Competições.
Diz o Art. 77 "O borderô de cada partida obedecerá ao modelo padronizado definido pela CBF e será enviado a esta pela Federação local, no prazo de três dias úteis após a sua realização, acompanhado dos comprovantes de recolhimentos previdenciários e cheques nominativos referentes ao Seguro de Público Presente".Clube paulista, pelo menos, ainda enfrentará o Timbu na última rodada do Brasileirão
Leia a notícia completaFinal!
Com a divulgação de todos os borderôs, o Sr. Goool fecha os números do ranking final de público pagante da Série D. A Edição 2013 da última divisão nacional teve média de 1.832 pagantes e total de 348.106 torcedores. A média de renda liquida foi de R$ 10.538,05 e total de R$ 2.002.230,04. (Confira o ranking FINAL de público no Sr. Goool!)
O Salgueiro, um dos clubes que conquistou o acesso, foi o líder de público (8.095) seguido por Botafogo-PB (7.893) - campeão da Série D - e Central (7.781). O Juventude, outro clube que subiu, teve média de 3.247 pagantes, contra 1.626 do Tupi, clube que também jogará a Série C em 2014.
O Náutico, por sua vez, com o borderô liberado, ficou com média de 157 pagantes. Ao longo dos quatro jogos que realizou como mandante, o clube roraimense levou um total de 629 torcedores ao estádio. Abaixo do Náutico ficaram JMalucelli (135), Resende (83) e Ypiranga-AP (82).