Sergipe - A Taça Governo do Estado de Sergipe, referente a primeira fase do Campeonato Sergipano, chegou à final com Sergipe e River Plate na briga pelo título. Ainda falta muito para se conhecer o campeão estadual de 2013, mas o River Plate quer dar o primeiro passo para manter a supremacia do interior nos últimos anos.
Desde 2009, os clubes da capital não faturam o Campeonato Sergipano. Naquela oportunidade, o Confiança sagrou-se campeão. Nos dois anos seguintes, o River Plate fez a festa na cidade de Carmópolis. Esses são os dois únicos títulos do clube no Sergipano. Já na temporada passada, o vencedor foi o Itabaiana.
Por outro lado, clube de Caxias do Sul é o único invicto no Grupo B do Estadual
Leia a notícia completaO maior vencedor do interior é o Itabaiana com dez títulos. O Santa Cruz, de Estância, soma cinco, contra dois do River Plate, de Carmópolis. O América, de Propriá, também contabiliza dois, enquanto Pirambu, da cidade homônima, Lagartense, de Lagarto, e Riachuelo, de Riachuelo, aparecem com uma conquista cada.
A disputa pelo título da primeira fase e por vaga na Copa do Brasil 2014 começará na próxima quarta-feira, às 21 horas (horário de Brasília), no Estádio Fernando França, em Carmópolis. O duelo final será no domingo, 17 de fevereiro, às 16 horas, no Batistão, em Aracaju.
Para chegar à final, a dupla realizou boa campanha e terminou na liderança dos Grupos A e B. Na semifinal, em partida única, enquanto o Sergipe passou pelo Lagarto, por 2 a 1, o River Plate venceu, por 1 a 0, o Olímpico.
Regulamento:
Os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro representantes cada. No primeiro turno, os clubes se enfrentarão dentro do próprio grupo em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo se classificarão para as semifinais. A semi será em apenas uma partida, enquanto a final terá dois jogos. O campeão vai garantir vaga na Copa do Brasil 2014.
No segundo turno, além dos oito clubes da primeira fase, estarão Confiança e Itabaiana. A dupla ficou de fora da primeira fase por causa da Copa do Nordeste. Os dez clubes serão separados em dois grupos com cinco representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo se classificarão para as semifinais. Nesta fase e na final serão duas partidas. Já os dois piores clubes na segunda fase serão rebaixados.
O campeão estadual irá garantir vaga na Copa do Nordeste 2014, na Copa do Brasil 2014 e na Série D do Brasileirão 2013. O vice-campeão ficará com uma vaga na Copa do Nordeste 2014.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols pró;
4 - Menor número de gols contra;
5 - Confronto direto;
6 - Menor número de cartões vermelhos;
7 - Menor número de cartões amarelos;
8 - Sorteio.