Distrito Federal - O Campeonato Brasiliense, na teoria, foi encerrado com as arquibancadas cheias. Assim como havia acontecido na primeira partida da final (58.8750), o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, recebeu bom público (45.461) no jogo em que definiu o inédito título estadual ao Luziânia. Não por acaso, Luziânia e Brasília também terminaram com as melhores médias de público do Candangão.
Mas há uma explicação. Em contato com o Sr. Goool, a assessoria da Federação Brasiliense de Futebol (FBF) afirmou que muitos ingressos foram distribuídos em escolas da cidade. Brasília e Luziânia fecharam acordo com a Secretaria da Educação, do Governo Federal. Os clubes se comprometem a doar ingressos para escolas e, assim, ficaram livres do aluguel do Mané Garrincha. Ainda segundo a assessoria da FBF, este é o projeto Torcedor do Futuro.Como nem todos que ganham a entrada comparecem ao estádio, o borderô mostra uma coisa e a arquibancada vazia diz outra. Bastava olhar para as arquibancadas do Mané Garrincha para notar que o público presente no estádio era bem inferior ao mencionado nos borderôs oficiais da FBF.
Sete clubes, por outro lado, não superam a marca de dez mil pagantes na Série A
Leia a notícia completaMais dados!
O Brasiliense completou o Top 3 do ranking de público do Candangão com média de 2.690 torcedores. Maior vencedor do Estado, o Gama ficou na modesta 5ª colocação com média de 2.061 pagantes, contra 2.485 do Sobradinho. Além dos cinco, só o Santa Maria superou a média de mil pagantes (1.249).
A lanterna, por outro lado, ficou com o Formosa (146). O Capital também fez feio (201). O pior público, porém, foi do Legião com apenas 9 testemunhas. A Edição 2014 do Campeonato Brasiliense foi encerrada com média modesta de 2.367 pagantes e público total de 186.972 torcedores.
Em 80 partidas, o Candangão teve 31 vitórias dos mandantes, 27 triunfos dos visitantes e 22 empates. Foram anotados 174 gols, sendo 88 dos donos da casa e 86 dos visitantes. Média de 2,18 tentos por partida. A vitória dos mandantes, por 1 a 0, foi o resultados mais repetido - 14 vezes.
Nas estatísticas individuais, Brasília e Luziânia foram os clubes que mais venceram (9). O Brasiliense, por sua vez, foi o clube que menos perdeu (1). Já o Sobradinho foi o responsável pelo melhor ataque (26), enquanto a melhor defesa também ficou com o Brasiliense (8).