Maranhão - O Moto Club, com o perdão do lugar-comum, fez barba, cabelo e bigode no Campeonato Maranhense. Campeão após oito anos, o clube de São Luís ainda garantiu a melhor marca no ranking de público. Aliás, segundo levantamento do Sr. Goool, esta é a segunda vez seguida que o Estadual do Maranhão tem o mesmo vencedor em campo e nas arquibancadas. (Clique na imagem abaixo e confira o ranking final do Maranhense!)
Em nove partidas como mandante, o Moto Club obteve média de 3.979 pagantes e público total de 34.907 torcedores. No ano passado, o campeão Imperatriz também garantiu a liderança do ranking com média de 4.380 fãs. O maior público da edição 2016 também foi alcançado pelo Rubro-negro. No clássico ante o Sampaio Corrêa, o Moto colocou 9.274 apaixonados nas arquibancadas.O Sampaio Corrêa, por sinal, ficou na vice-liderança do ranking com média de 2.777 fanáticos. Além dos dois, só o Maranhão superou a média de mil torcedores (1.574). Dos oito clubes que disputaram o Estadual, a pior média ficou sob responsabilidade do rebaixado Araioses, apenas 234 testemunhas.
Dos quatro semifinalistas do torneio mais importante da América do Sul, três já deram a volta olímpica
Leia a notícia completaEm campo, se o Moto Club foi campeão, o Araioses amargou o rebaixamento com apenas três pontos ganhos em dez partidas. Houve uma mudança na zona do descenso. O São José, que havia perdido 16 pontos, tinha caído com pontuação negativa. Mas o São José, através do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA), recuperou os pontos e se livrou do descenso com 13 pontos, na 5ª colocação.
Em 52 jogos foram 24 vitórias dos mandantes, 19 triunfos dos visitantes e apenas nove empates. Aconteceram 160 gols, sendo 90 dos donos da casa e 70 dos visitantes. Média alta de 3,08 tentos por partida. O campeão Moto Club conseguiu o maior número de vitórias (14), o menor número de derrotas (2), o melhor ataque (36) e a melhor defesa (10).