São Paulo - O Santa Fe precisou dos pênaltis para derrotar o Huracán, na última quarta-feira, e conquistar o inédito título da Copa Sul-americana. Os rivais empataram sem gols nos jogos de ida e de volta, além da prorrogação. Nas penalidades máximas, o clube colombiano triunfou por 3 a 1. De acordo com o levantamento do Sr. Goool, esta foi apenas a terceira vez que o torneio foi decidido nos pênaltis.
Em 2010, Independiente e Goiás tiveram que segurar a respiração até o último momento da partida. Mas ao contrário das outras duas finais, desta vez houve vitórias de ambos os lados. Os brasileiros venceram a ida, por 2 a 0. Na volta, em Avellaneda, os argentinos fizeram 3 a 1 - na final não há critério de gols fora de casa. Nas penalidades máximas, o Independiente se sagrou campeão com o triunfo, por 5 a 3.
Colombianos não festejavam um título sul-americano desde a Libertadores de 2004
Leia a notícia completaCom o título, Santa Fe disputará, em 2016, a Libertadores, a Recopa Sul-americana, diante do River Plate, a Copa Suruga e a própria Sul-americana. Em relação aos títulos por países, a Argentina lidera com sete conquistas, enquanto o Brasil tem dois. Chile, Equador, México, Peru e, agora, Colômbia somam uma volta olímpica cada.