Paraná - A Copa do Brasil terá 15 jogos em sua primeira semana a partir de terça-feira. Nem todos mandantes, porém, jogarão em casa. Há quem vendeu o mando, mas há também quem reclame da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Ferroviário, atual campeão da Série D do Campeonato Brasileiro, poderia atuar contra o Corinthians no Presidente Vargas ou no Castelão, ambos em Fortaleza, mas preferiu levar a partida para o Estádio do Café, em Londrina. O duelo será quinta-feira, às 21 horas.
"Acreditamos que vai ser vantajoso para a equipe, pois o valor é considerável, mas não queremos divulgar o montante que o clube irá receber. Acreditamos que o estádio deva receber um público de 20 a 30 mil pessoas", disse Emanuel Garcia, vice-presidente do conselho do Ferroviário.
A primeira ideia do Ferrão era mandar a partida no Castelão, estádio de Copa do Mundo, mas o dinheiro extra falou mais alto, mesmo que seus torcedores sejam prejudicados. Já a diretoria do Altos não está nada satisfeita com a imposição da CBF. O clube piauiense receberá o Santos na quarta-feira, às 19h15, no Estádio Albertão, em Teresina.
"É muito triste, triste. Confirmaram mesmo no Albertão, não aceitaram nem em Altos ou no Lindolfo Monteiro. Querem beneficiar o Santos, a Federação Paulista é quem manda lá (CBF). O Lindolfo seria muito benéfico, é um campo aconchegante, central. Está reformado, com iluminação nova, um campo bom. Mas não, eles botam o que quer, quando vão jogar com times grandes são as federações grandes que ganham", criticou Warton Lacerda, presidente do Jacaré.
Qatar venceu todos os sete jogos e faturou seu primeiro título no torneio
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana (Athletico Paranaense), o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.