São Paulo - A Copa do Brasil 2019 contará com 91 clubes ao longo das suas oito fases, mas ainda assim 21 campeões das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro não estarão presentes, segundo levantamento do Sr. Goool. Quer dizer, todos os vencedores da elite nacional garantiram vagas no torneio de mata-mata. O mesmo, porém, não ocorre nas outras divisões.
Na Série B, por exemplo, Portuguesa, Gama, União São João, Bragantino, Inter de Limeira, Tuna Luso, Uberlândia, Juventus e Campo Grande até ostentam título do segundo escalão nacional, mas não jogarão a Copa do Brasil na atual edição. Bragantino, Tuna Luso e União São João, aliás, também acumulam troféus da Série C.Além do trio, a divisão tem os seguintes campeões fora da próxima Copa do Brasil: Operário-PR, Macaé, União Barbarense, Ituano, Paulista, Malutrom, XV de Piracicaba, Novorizontino e Olaria. O Operário é outro clube com títulos em duas divisões. O representante paranaense faturou a Série D. No último escalão nacional as ausências também serão de Guarany, Botafogo-SP e Volta Redonda.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.
Regulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Primeira Fase do Estadual ainda não contará com os chamados grandes Ceará e Fortaleza
Leia a notícia completaNas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana) Athletico Paranaense, o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.
Confira todos os campeões das Séries A, B, C e D do Brasileirão:
*presentes na Copa do Brasil 2019
Série A - Palmeiras*, Santos*, Corinthians*, Flamengo*, São Paulo*, Cruzeiro*, Vasco*, Fluminense*, Internacional*, Grêmio*, Botafogo*, Bahia*, Athletico Paranaense*, Sport*, Coritiba*, Guarani* e Atlético Mineiro*;
Série B - América Mineiro*, Palmeiras*, Goiás*, Coritiba*, Paysandu*, Paraná*, Sport*, Guarani*, Atlético Goianiense*, Fortaleza*, Botafogo-RJ*, Joinville*, Portuguesa, Vasco*, Corinthians*, Atlético Mineiro*, Grêmio*, Brasiliense*, Criciúma*, Gama, União São João, Athletico Paranaense*, Juventude*, Bragantino, Inter de Limeira, Tuna Luso, Uberlândia, Juventus, Campo Grande, Londrina*, Sampaio Corrêa* e Villa Nova*;
Série C - Vila Nova*, Atlético Goianiense*, Operário-PR, CSA*, Boa Esporte*, Macaé, Santa Cruz*, Oeste*, Joinville*, ABC*, América Mineiro*, Bragantino, Criciúma*, Remo*, União Barbarense, Ituano, Brasiliense*, Paulista, Malutrom, Fluminense*, Avaí*, Sampaio Corrêa*, XV de Piracicaba, Novorizontino, Tuna Luso, União São João, Americano*, Operário-MS* e Olaria;
Série D - São Raimundo-PA*, Guarany, Tupi*, Sampaio Corrêa*, Botafogo-PB*, Tombense*, Botafogo-SP, Volta Redonda, Operário-PR e Ferroviário*.