São Paulo - A Copa do Brasil é democrática, conta com clubes de todos os estados, mas a turma de fora da capital tem dificuldade em ganhar o torneio nacional. Apenas cinco vezes aconteceu tal fato. E no primeiro dia de disputa em 2020 haverá duelo de campeões do interior. O Santo André, um dos destaques do Campeonato Paulista, receberá o Criciúma no Estádio Bruno José Daniel. Na Primeira Fase, os visitantes terão a vantagem do empate.
O Santo André, em 2004, silenciou o Maracanã ao vencer o Flamengo. O Criciúma, por sua vez, foi o primeiro clube de fora da capital a ser campeão da Copa do Brasil. O Tigre, em 1991, passou pelo Grêmio. A abertura da atual edição da Copa BR, no entanto, será às 15h30, entre Coruripe e Juventude.O clube de Caxias do Sul é mais um do interior a ter dado a volta olímpica. A festa foi em 1999 contra o Botafogo. Entre os campeões do interior, apenas o Paulista, vencedor em 2005, não estará presente na edição 2020. O último campeão de fora da capital, enquanto isso, foi o Santos em 2010. O Peixe também foi o último finalista, mas perdeu para o Palmeiras em 2015.
Em 31 edições, a Copa do Brasil registra cinco títulos de clubes de fora da capital e dois vices. O Brasiliense, em 2002, também bateu na trave. A Primeira Fase da Copa do Brasil será disputada entre 5 e 13 de fevereiro. Serão 40 jogos e 20 clubes clubes classificados.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.
Regulamento:
A Copa do Brasil 2020 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Dos seis clubes que já jogaram esta fase do torneio, dois foram eliminados
Leia a notícia completaNas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do Brasileirão (Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians), o campeão da Copa do Brasil (Athletico Paranaense), o campeão da Copa do Nordeste (Fortaleza), o campeão da Copa Verde (Cuiabá) e o campeão da Série B (Bragantino).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.