São Paulo - O Internacional abrirá a Segunda Fase da Libertadores nesta terça-feira, enquanto o Corinthians entrará em campo na quarta. Gaúchos e paulistas tentarão não repetir Chapecoense e São Paulo. Afinal, o Brasil teve clubes eliminados nesta fase nas últimas duas temporadas. A CONMEBOL adotou o atual formato em 2017.
Desde então, seis clubes brasucas disputaram a Segunda Fase (ainda sem contar Colorado e Timão). Só no primeiro ano os brasileiros tiveram aproveitamento de 100%. O Botafogo eliminou o Colo-Colo, do Chile, enquanto o Athletico Paranaense passou pelo Millonarios, da Colômbia. O problema começou em 2018.O Vasco até passou pelo Universidad de Concepción-CHI, mas a Chapecoense parou no uruguaio Nacional. O São Paulo, em 2019, também não teve força para superar o Talleres, da Argentina. O Atlético Mineiro, por outro lado, despachou o Danubio, do Uruguai. Agora, será a vez de Internacional e Corinthians.
O Colorado, campeão em 2006 e 2010, medirá forças ante a Universidad de Chile às 19h15 (horário de Brasília), em Santiago. A La U garantiu vaga após vencer, por W.O., o Unión Española que não entrou em campo pela Copa do Chile. O Corinthians também será visitante contra o Guaraní, no Paraguai, às 21h30, de quarta. O Guaraní veio da Primeira Fase ao eliminar o San Jose, da Bolívia.
No Grupo A, enquanto isso, há clube com vitória fora da zona de classificação
Leia a notícia completaMATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.
A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.
A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.