São Paulo - A Copa do Brasil 2014 começou com 86 clubes de todos os 27 estados. Mas três fases após o início do torneio nacional e sobraram apenas 16 representantes de oito estados na disputa das oitavas-de-final. São Paulo é o estado com o maior número de representantes. Quatro clubes seguem na briga pelo título e pela vaga na Libertadores 2015.
O Corinthians chegou às oitavas ao eliminar o Bahia. O Palmeiras passou pelo Avaí, enquanto o Santos despachou o Londrina. A maior surpresa foi a classificação do Bragantino que eliminou o São Paulo. Outro estado que está bem representado é o Rio de Janeiro.Os cariocas contam com o Vasco, que eliminou a Ponte Preta, além de Botafogo e Flamengo. A dupla disputou a Libertadores e tinha vaga garantida nas oitavas-de-final. O mesmo aconteceu com os rivais mineiros Atlético e Cruzeiro. Quem também esteve na Libertadores foi o Atlético Paranaense. O Paraná ainda conta com o Coritiba, algoz do Paysandu.
Em 11 edições do torneio nacional, quatro foram decididas por dois clubes baianos
Leia a notícia completaO Grêmio, vindo da Libertadores, representará o Rio Grande do Sul. O outro grande do estado, o Internacional, foi eliminado pelo Ceará. Por fim, o último garantido no mata-mata é a maior surpresa de todos. O Santa Rita, de Alagoas, em sua primeira participação na Copa do Brasil, eliminou Guarani, Potiguar e Santa Cruz até chegar às oitavas-de-final. Detalhe: o clube não disputa nenhuma das quatro divisões do Brasileirão.
Os confrontos das oitavas-de-final serão definidos por sorteios pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na próxima segunda-feira. O pote A terá Atlético Mineiro, Cruzeiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Vasco. Estes clubes enfrentarão os rivais do pote B - ABC, América de Natal, Bragantino, Ceará, Coritiba, Palmeiras, Santa Rita e Santos.
Campeões!
Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada, são os maiores vencedores da Copa do Brasil. Logo atrás, com três conquistas cada, aparecem Flamengo - atual campeão - e Corinthians. O Palmeiras ostenta dois títulos, enquanto Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um cada.
Em relação aos títulos por estados, o recordista é São Paulo com oito. O Rio Grande do Sul tem seis conquistas, uma a mais do que o Rio de Janeiro. Já Minas Gerais aparece com quatro títulos, contra um de Pernambuco e outro de Santa Catarina.