São Paulo - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteará, na quinta-feira, 13 de dezembro, às 20 horas (horário de Brasília), os 40 confrontos pela Primeira Fase da Copa do Brasil 2019. Dos 80 clubes da etapa inicial, apenas um ainda é desconhecido. Tal participante será o campeão mato-grossense da Copa FMF, ainda em disputa. No momento, Dom Bosco, Poconé, Operário e Mixto estão nas semifinais. Cuiabá, Sinop e Luverdense, até aqui, são os representantes do estado. (Clique no anexo e conheça todos os participantes da Copa do Brasil 2019!)
Ao todo são 70 clubes vindos dos Estaduais e Copas. Os outros dez se garantiram através do ranking da CBF. São eles: Avaí, Atlético Goianiense, Santa Cruz, Criciúma, Luverdense, Juventude, Londrina, Oeste, Joinville e Boa Esporte. Entre os estados, cinco têm apenas um representante no torneio nacional.O Amapá será representado pelo Ypiranga. O Serra defenderá as cores do Espírito Santo. O Real Ariquemes, enquanto isso, jogará por Rondônia. Já Roraima terá o São Raimundo na disputa. O Tocantins, por sua vez, contará com o Palmas. Os 80 clubes se enfrentarão por quatro fases até as oitavas de final.
Nesta etapa, a Copa do Brasil ganhará 11 novos clubes. Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro se garantiram na Libertadores através do Campeonato Brasileiro da Série A e entrarão na Copa BR apenas nas oitavas, assim como o Cruzeiro, campeão do próprio torneio de mata-mata.
Em cada partida, participantes da Série A são obrigados a ceder 5% da renda bruta
Leia a notícia completaCampeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro garantiu a liderança isolada ao chegar a seis títulos, um a mais do que o Grêmio. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.
Regulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G7 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético Mineiro e Atlético Paranaense), o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.