São Paulo - A Copa do Brasil já conheceu três dos dez jogos da Terceira Fase. Ao todo, 13 clubes carimbaram o passaporte para a próxima etapa do torneio nacional. Entre as partidas confirmadas, a que mais chama a atenção, até aqui, é o duelo de alvinegros da Série A do Brasileirão. O Ceará eliminou o Foz do Iguaçu nos pênaltis e pegará o Corinthians que passou sufoco, mas virou pra cima do Avenida. A ordem dos mandos de campo será definida por sorteio pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Outro confronto também atrairá a atenção dos torcedores. Afinal, Botafogo e Juventude reeditarão a final de 1999, ganha pelos gaúchos. Os cariocas não tiveram problemas em meter 3 a 0 no Cuiabá, enquanto o Juventude passou pelo América Mineiro (2 a 1). Já o paraibano Botafogo e o paranaense Londrina precisaram das penalidades máximas contra Tombense e Paraná, respectivamente.Se estes seis clubes já conhecem seus adversários, sete ainda vivem a expectativa. O Atlético Goianiense, por exemplo, espera por Santos ou América de Natal. O CRB terá pela frente Bahia ou o potiguar Santa Cruz. Já o Criciúma poderá enfrentar a Chapecoense, mas o Mixto também está na parada. O Luverdense, enquanto isso, aguarda por Fluminense ou Ypiranga.
Afinal, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anulou a vitória da Aparecidense ante a Ponte Preta ainda pela Primeira Fase por suspeita de interferência externa. O vencedor deste jogo remarcado enfrentará o paraense Bragantino. E quem passar deste novo duelo terá, finalmente, o Vila Nova pela frente.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Minas Gerais, por sua vez, assumiu a vice-liderança com sete conquistas, assim como o Rio Grande do Sul. Já o Rio de Janeiro aparece com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Clube é o dono do menor nº de vitórias, do maior nº de derrotas e da pior defesa em 2019
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa do Brasil 2019 será disputada em mata-mata ao longo das suas oito fases. A partir da Terceira Fase serão jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do G6 do Brasileirão (Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro), o campeão da Sul-americana) Athletico Paranaense, o campeão da Copa do Brasil (Cruzeiro), o campeão da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Fortaleza).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.
Confira os confrontos válidos pela Terceira Fase da Copa do Brasil:
Botafogo-PB x Londrina
Botafogo-RJ x Juventude
Ceará x Corinthians
Atlético Goianiense x Santos ou América de Natal
CRB x Bahia ou Santa Cruz-RN
Criciúma x Mixto ou Chapecoense
Luverdense x Fluminense ou Ypiranga
Santa Cruz-PE x ABC ou Moto Club
Vasco x Avaí ou Brasil
Vila Nova x Bragantino-PA ou Aparecidense ou Ponte Preta