São Paulo - A Copa do Brasil, por enquanto, segue desprestigiada pelos torcedores assim como nas temporadas passadas. Mesmo com novo inchaço de clubes e regulamento, o torneio nacional ainda não conseguiu encher as arquibancadas. A média atual é de apenas 3.507 pagantes e o público total está abaixo de 200 mil fãs (199.911), segundo levantamento do Sr. Goool. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou os borderôs dos mandantes Sampaio Corrêa, Boa Esporte e Ponte Preta. Sem falar que o duelo entre Paraná e Bahia acontecerá só em 8 de março.
A média de público nas duas primeiras fases da atual edição da Copa do Brasil só supera a marca do ano passado e por pouca coisa. Em 2016, as duas etapas iniciais do torneio contabilizaram 112 jogos e média de 3.348 torcedores. A Copa do Brasil passou a ter mais fases e clubes em 2013. E é a partir daquela temporada que o Sr. Goool fez este levantamento.Entre esses 16 nomes há dois goleiros, quatro laterais, três zagueiros, seis meio-campistas e um atacante
Leia a notícia completaDesastre atual!
Para se ter uma ideia do desinteresse do torcedor brasileiro, nenhum jogo da atual Copa do Brasil chegou a 20 mil pagantes. A melhor marca foi do duelo entre Moto Club e São Paulo (18.093). O Vila Nova, por sua vez, foi eliminado pelo Vasco sob os olhares de 14.698 fanáticos. Para fechar o Top 3 há o embate entre PSTC Procopense e São Paulo (14.604). Só quatro partidas chegaram a dez mil pagantes.
Em compensação, nove jogos tiveram público inferior a mil gatos pingados. O Murici, na abertura da Copa do Brasil, eliminou o Juventude diante de 26 testemunhas. O duelo entre São José e Sampaio Corrêa também ficou abaixo de 100 pagantes (88). Enquanto isso, Uniclinic e Portuguesa fecham o Top 3 negativo com 104 espectadores.
A Terceira Fase, com partidas de ida e volta, terá início na quarta-feira, 8 de março. Serão 20 clubes, dez jogos e dez classificados à Quarta Fase.
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo, Atlético Paranaense, Chapecoense e Grêmio), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz), o campeão da Copa Verde (Paysandu) e o campeão da Série B (Atlético Goianiense).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Copa Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.