São Paulo - Se a Copa do Brasil é o atalho para a Libertadores, o torneio sul-americano é o caminho mais curto para o título da competição nacional. Não por acaso, a edição 2018 da Copa do Brasil será decidida por dois clubes que vieram da Libertadores. Cruzeiro e Corinthians entraram nas oitavas de final e, nesta quarta-feira, às 21h45, farão o primeiro embate da decisão no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Esta é a terceira vez que dois clubes da Liberta brigam pelo título da Copa BR.
Atual campeão, o Cruzeiro enfrentou Atlético Paranaense, Santos e Palmeiras até chegar à final. O Corinthians, por sua vez, despachou Vitória, Chapecoense e Flamengo entre oitavas e semifinais. A dupla repete os finalistas de 2014 e 2016. Há quatro anos, a Copa do Brasil teve final mineira. Atlético e Cruzeiro entraram no torneio nas oitavas de final e disputaram o título. O Galo deu a volta olímpica.Já em 2016, o Atlético Mineiro sucumbiu ante o Grêmio. Naquela oportunidade, os finalistas também tinham cortado caminho graças ao torneio mais importante da América do Sul. No ano passado, o Flamengo foi outro que aproveitou o atalho para chegar à final. O título, no entanto, ficou com o Cruzeiro que começou a disputa na Primeira Fase.
Em 2013 e 2015, a final da Copa do Brasil contou com clubes que entraram desde a etapa inicial. Flamengo e Atlético Paranaense brigaram pelo título de 2013. Melhor para os cariocas. O mesmo ocorreu com os paulistas Palmeiras e Santos. O Verdão acabou no lugar mais alto do pódio naquela oportunidade.
Árbitro FIFA já trabalhou pelas Séries A, B, C e D, Copa do Nordeste, Copa Verde, Gaúcho e Paraense
Leia a notícia completaCampeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra seis de Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro ficou com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Em relação aos clubes, o Grêmio voltou a ganhar a companhia do Cruzeiro. A dupla contabiliza cinco conquistas cada. Flamengo, Corinthians e Palmeiras estacionaram nos três títulos cada. Já Atlético Mineiro, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm um título cada.