São Paulo - A Copa do Brasil 2022 terá, entre seus 40 jogos da Primeira Fase, quatro encontros entre atuais campeões estaduais, segundo levantamento do Sr. Goool. Com exceção do Sul, todas as outras quatro regiões estão envolvidas com clubes que levantaram o troféu em 2021.
Surpresa no Campeonato Baiano com seu 1º título, o Atlético de Alagoinhas será mandante diante do CSA, campeão alagoano. A Primeira Fase será disputada em partida única. Em caso de empate, o visitante se classificará. Campeão amapaense, o Trem receberá o Paysandu, melhor time do Pará no ano passado.De volta à Série C do Brasileirão, o Campinense chega à Copa do Brasil respaldado pelo título paraibano. O São Paulo, porém, também levantou o Paulistão e após longos 16 anos. Último campeão estadual de 2021, o Tocantinópolis medirá força diante do Náutico, campeão pernambucano.
Em relação aos clubes, o Cruzeiro lidera de forma isolada com seis títulos, um a mais do que o Grêmio. O Palmeiras soma quatro. Flamengo e Corinthians estacionaram nos três títulos cada. O Atlético Mineiro chegou a dois troféus. Já Athletico Paranaense, Vasco, Santos, Sport, Fluminense, Paulista, Santo André, Juventude, Internacional e Criciúma têm uma volta olímpica cada.
Regulamento:
Amazonas e Rio Grande do Sul são os estados que terão duelos entre seus clubes
Leia a notícia completaTodas as fases seguintes, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Não haverá "gol qualificado".
Na Terceira Fase, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do Brasileirão (Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians, Bragantino, Fluminense e América Mineiro), o campeão da Sul-americana (Athletico Paranaense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Remo) e o campeão da Série B (Botafogo).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.