Bahia - A Copa do Nordeste, na última quarta-feira, conheceu os oito classificados às quartas de final (Bahia, Sport, Santa Cruz, Ríver, Vitória, Campinense, Itabaiana e Sergipe). Entre os seis campeões que iniciaram a disputa, apenas o América de Natal foi eliminado. Já o Sergipe avançou mesmo tendo campanha pior do que o eliminado Náutico. Enquanto isso, o Bahia - único clube invicto - obteve a melhor campanha na Primeira Fase.
Campeão em 1998, o América de Natal deu adeus à Copa do Nordeste com vitória sobre o Botafogo, por 1 a 0, em João Pessoa. O Mecão, porém, não passou do 3º lugar no Grupo E com sete pontos. No geral, o clube de Natal ficou na modesta 11ª colocação. A classificação geral, aliás, não importa muito neste momento.
Basta olhar a colocação do eliminado Náutico. O Timbu até fez história ao conquistar a maior goleada da Copa do Nordeste - 9 a 0 sobre o Uniclinic -, mas ficou fora do mata-mata. O Náutico somou dez pontos e 11 gols de saldo. O classificado Sergipe teve a mesma pontuação, mas alcançou só dois tentos de saldo. Enquanto os pernambucanos ficaram em 8º lugar no geral, o sergipanos terminaram um degrau abaixo.Acontece que o Sergipe carimbou o passaporte com a vice-liderança do Grupo E, enquanto o Náutico foi eliminado em 3º lugar no Grupo A. Já a campanha do Bahia não teve contestação. O Tricolor obteve 14 pontos em seis jogos. Aproveitamento de 77,8%. Além da invencibilidade - quatro vitórias e dois empates -, o Esquadrão ainda não levou gols e marcou 11.
Primeirão!Diferença de gols do Timbu supera a vitória do Bahia por 10 a 2 sobre o Confiança
Leia a notícia completaAlém do Sergipe fora do Top 8, a classificação geral ainda mostra outro descompasso. O Vitória terá vantagem no mata-mata por ter sido líder do Grupo E com 13 pontos. Esta mesma pontuação foi obtida pelo Ríver que ainda supera os baianos no saldo de gols (4 a 3). Mas os piauienses só carimbaram o passaporte na vice-liderança do Grupo C e, por isso, terão que decidir fora de casa.
No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. Em caso de igualdade de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols, gols marcados fora de casa e pênaltis. O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada nas oitavas de final da Copa do Brasil.