Maranhão - O Sampaio Corrêa, pela primeira vez na final da Copa do Nordeste, saiu na frente do atual campeão Bahia ao vencer, por 1 a 0, no Estádio do Castelão, em São Luís. O triunfo da última quarta-feira é um importante passo para a Bolívia Querida confirmar o título no próximo sábado. Afinal, desde que o torneio regional voltou a ser disputado em 2013, todos os clubes que venceram o jogo de ida da decisão deram a volta olímpica.
Há cinco anos, o Campinense também chegou em sua primeira final e fez 2 a 1 no ASA em Arapiraca. Não satisfeito, o clube paraibano voltou a vencer o Fantasma, em casa, por 2 a 0. Em 2014, o título também foi praticamente definido na primeira partida da final. O Sport meteu 2 a 0 no Ceará em Recife e segurou o 1 a 1 em Fortaleza. O Ceará voltou à final na temporada seguinte e se sagrou campeão com vitórias sobre o Bahia, por 1 a 0, em Salvador, e 2 a 1 no Castelão.Dois anos atrás, o Santa Cruz fez valer o mando de campo e saiu na frente do Campinense (2 a 1). Na volta, o Santinha deu a volta olímpica com o 1 a 1. A única exceção no período analisado pelo Sr. Goool foi no ano passado. O Bahia empatou o primeiro jogo com o Sport na Ilha do Retiro, por 1 a 1, mas conseguiu vencer na Arena Fonte Nova, por 1 a 0, e acabou com o troféu na mão.
Levando em conta todas as edições da Copa do Nordeste, apenas uma vez o vencedor do jogo de ida não foi campeão. Em 1998, o Vitória saiu na frente do América de Natal (2 a 1) em Salvador. Na volta, porém, o Mecão deu o troco e fez 3 a 1, em Natal, para ficar com o inédito título. Vitória (1997, 1999 e 2010) e Bahia (2002) foram os outros campeões que venceram na ida e conquistaram o troféu na volta.
Na última vez em que esteve em solo europeu, Seleção Celeste parou ainda nas oitavas de final
Leia a notícia completaVice-líder do seu grupo, o Sampaio Corrêa eliminou o Vitória nas quartas de final e passou pelo ABC nas semifinais antes de chegar à decisão. A Bolívia Querida ostenta cinco vitórias - todas em casa -, cinco empates (um como mandante e quatro como visitante) e uma derrota longe da torcida, além de 13 gols a favor e quatro tentos tomados. Aproveitamento de 60,6%.