São Paulo - A Croácia precisou de cinco participações para chegar a sua primeira final de Copa do Mundo. Os croatas, no próximo domingo, ao meio-dia (horário de Brasília), decidirão o título contra a França em Moscou. A façanha da Seleção da Croácia é a mesma da Inglaterra, justamente a última vítima dos croatas no Mundial da Rússia. Os ingleses também foram à final na 5ª participação e faturaram o título em 1966, em casa.
Mas mesmo sendo uma marca boa, a dupla europeia ainda fica atrás de outras oito seleções. Os sul-americanos Uruguai e Argentina, por exemplo, decidiram o primeiro Mundial em 1930 e, logo, estiveram na final na 1ª participação. Os uruguaios foram campeões na oportunidade. A Itália repetiu a dose em 1934 ao estrear em Copas, chegar à final e ser campeã. Já a Tchecoslováquia, apesar de debutar em uma decisão, ficou com o vice há 84 anos.A Hungria, por sua vez, decidiu a Copa em 1938, quando jogou o torneio da FIFA pela segunda vez. Enquanto isso, Alemanha e Holanda precisaram de três edições até a primeira final. Se os holandeses bateram na trave em 1974, os alemães foram campeões em 1954. Já a Suécia chegou à final em sua 4ª participação e ficou com o vice em 1958.
Naquela final de 60 anos atrás houve outro estreante. O Brasil, único país presente nas 21 edições das Copas, precisou esperar seis edições até decidir e ganhar o título. Em 1950, não houve final. Uruguai e Brasil disputaram um Quadrangular. As maiores esperas, no entanto, são da Europa. Finalista da Copa 2018, a França só esteve em uma decisão após dez participações. Os franceses foram campeões em 1998. Por fim, a Espanha teve que aguentar longas 13 edições até a final. A Fúria foi campeã em 2010.
Belgas e ingleses já ficaram frente a frente na fase de grupos do Mundial da Rússia
Leia a notícia completaA Croácia acumula 22 jogos com 11 triunfos, sendo quatro em 2018, quatro empates e sete derrotas, além de 33 gols marcados e 22 tentos sofridos. Após vencer Argentina, Nigéria e Islândia no Grupo D, a Seleção Croata eliminou, nos pênaltis, a Dinamarca nas oitavas de final e a anfitriã Rússia nas quartas de final, além dos ingleses nas semifinais.
Confira as edições em que as seleções chegaram à final da Copa do Mundo pela primeira vez:
Uruguai, Argentina, Itália e Tchecoslováquia - 1ª
Hungria - 2ª
Alemanha e Holanda - 3ª
Suécia - 4ª
Inglaterra e Croácia - 5ª
Brasil - 6ª
França - 10ª
Espanha - 13ª