Mato Grosso - Cuiabá e Luverdense ainda não completaram a maioridade no futebol, mas a dupla tem feito sucesso no futebol mato-grossense. Pela segunda vez, Dourado e LEC farão a final do Estadual do Mato Grosso. Desde que foram fundados, os rivais estiveram em sete das 14 decisões. O Cuiabá - atual campeão - eliminou o Sinop, enquanto o Luverdense passou pelo CEOV nos pênaltis para chegar à final.
Fundado em 12 de dezembro de 2001, o Cuiabá Esporte Clube tem apenas 12 anos, mas participará da decisão do Estadual pela quinta vez. Melhor, o Cuiabá já foi quatro vezes campeão. A única derrota do clube, que leva a capital em seu nome, foi em 2012, justamente contra o Luverdense. Naquela oportunidade, após vitórias dos dois lados, por 1 a 0, o LEC levou a melhor nos pênaltis (3 a 0).
Este foi o segundo título do Luverdense. O primeiro foi conquistado, em 2009, diante do Araguaia. Fundado em 24 de janeiro de 2004, o Luverdense Esporte Clube é ainda mais jovem do que o Cuiabá, tem apenas dez anos. Mesmo novinho, o LEC já fez história ao conquistar o inédito acesso à Série B do Brasileirão na temporada passada. O rival Cuiabá está na Série C.Último tropeço do Tricolor foi no longínquo 22 de setembro pela 15ª rodada da Série C
Leia a notícia completaEnquanto isso, o Luverdense foi líder do Grupo B com aproveitamento de 87,5%. Em oito partidas, o LEC abocanhou sete triunfos e sofreu apenas uma derrota. Mas o duelo nas quartas-de-final não foi nada fácil. Mesmo pegando o lanterna do Grupo A, o Luverdense perdeu o jogo de ida (1 a 0) e só garantiu classificação com o triunfo em casa (2 a 0).
A Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) divulgará, nesta segunda-feira, as datas, horários e locais das duas partidas que definirão o campeão de 2014. Em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. O campeão terá vaga assegurada na Copa do Brasil 2015.