Minas Gerais - O Campeonato Mineiro 2014 terá início apenas no final de janeiro, mas já causa medo nos clubes do interior. Desde 2008, todos os clubes rebaixados no Estadual de Minas Gerais tinham sede fora de Belo Horizonte, como mostrará o Sr. Goool neste domingo. Na Edição 2014 do Mineiro, nove dos 12 clubes são do interior.
O último clube da capital rebaixado no Estadual Mineiro foi o América. Em 2007, o Coelho amargou a lanterna e caiu para o Módulo II da competição, assim como a Caldense. De lá para cá, os 12 clubes degolados eram do interior. Todos os clubes da capital se salvaram neste período.
Na temporada passada, América, de Teófilo Otoni, e Araxá, da cidade homônima, amargaram a queda. Democrata (Governador Valadares) e Uberaba (Uberaba) foram os clubes rebaixados em 2012. Em 2011, o Ipatinga fez companhia ao Funorte (Montes Claros). Aquela foi a segunda queda do Ipatinga de 2008 para cá. O Tigre já havia caído em 2008, ao lado do Democrata (Sete Lagoas).Nas últimas duas temporadas, os dois clubes que conquistaram o acesso foram rebaixados já no ano seguinte
Leia a notícia completaSeca!
Para piorar ainda mais a situação do interior, desde 2005 um clube fora de Belo Horizonte não conquista o título mineiro. Naquela oportunidade, o Ipatinga se sagrou campeão em cima do Cruzeiro. Depois, Cruzeiro (quatro vezes) e Atlético (quatro vezes) se revezaram no lugar mais alto do pódio. O Galo é o atual bicampeão estadual.
O Atlético Mineiro, com 42 títulos, é o maior vencedor do Estadual. O rival Cruzeiro soma 35, contra 15 conquistas do América Mineiro. Já o Villa Nova tem cinco títulos, enquanto o Siderúrgica, de Sabará, aparece com dois. Ipatinga e Caldense somam uma conquista cada.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.
Regulamento:
Os 12 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os quatro primeiros colocados se classificarão para a próxima fase. Na semifinal e final, os clubes jogarão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. O dono da melhor campanha durante toda competição jogará por resultados iguais. Já os dois últimos colocados serão rebaixados. Nas semifinais, os dois melhores clubes poderão decidir se preferem jogar a primeira ou a segunda partida como mandante.
Confira os últimos clubes rebaixados no Campeonato Mineiro:
2008
Ipatinga (Ipatinga)
Democrata (Sete Lagoas)
2009
Social (Coronel Fabriciano)
Guarani (Divinópolis)
2010
Uberlândia (Uberlândia)
Ituiutaba (Ituiutaba)
2011
Ipatinga (Ipatinga)
Funorte (Montes Claros)
2012
Democrata (Governador Valadares)
Uberaba (Uberaba)
2013
América Teófilo (Teófilo Otoni)
Araxá (Araxá)