São Paulo - Para os fanáticos por futebol é sempre interessante entender o que pode levar uma seleção rumo à vitória na Copa do Mundo. Apostar em bons resultados é uma das estratégias utilizadas.
Para avaliar o potencial de um determinado time é preciso entender e levar em consideração alguns pontos quanto a expectativa da torcida e o real potencial do conjunto de jogadores. Popular em várias partes do mundo, o futebol é um dos esportes que move milhões de torcedores.
O fato é que curiosamente a maior parte das pessoas costumam avaliar a seleção com base no desempenho nas Eliminatórias, porém a descoberta é que nem sempre esse fator é decisivo e assertivo quando o assunto é potencial para a vitória.
Clube registrou renda bruta de R$ 40 e amargou déficit de R$ - 5.676,60
Leia a notícia completaEliminatórias como parâmetro na classificação e Copa do Mundo
Vamos falar um pouco sobre a clássica Seleção Colombiana que fez um grande espetáculo nas eliminatórias de 1994, enfrentou times de peso como Argentina, Paraguai e Peru. Após o bom desempenho, a Seleção Colombiana se manteve lanterna no campeonato mundial e foi eliminada logo nas duas primeiras rodadas.
Esse fato demonstra que, embora considerada forte candidata pelo seu bom desempenho nas eliminatórias, isso não foi o suficiente para garantir a vitória na copa do mundo. A ideia de que se a seleção está preparada medida pelas eliminatórias não garante o mesmo desempenho na Copa do Mundo.
O time que entrar em campo com grandes expectativas de vitória nesse contexto pode se decepcionar, visto que envolve uma série de fatores distintos como, entrosamento da equipe técnica e treino pesado. A teoria e a prática ocorrem de formas bem distintas e exige uma análise mais profunda.
Apostar em alguns pontos importantes pode fazer a diferença no futebol e avaliar como um todo ainda é a melhor estratégia.
Eliminatórias e os principais motivos para sua implantação
Deu origem ao primeiro torneio em 1930, a seleção era feita através de livre escolha por convites e não por mérito ou disputas como acontecem atualmente. Logo após houveram duas edições e o sul-americano feito em um confronto único, onde o Brasil ficou com a vaga após a desistência do Peru e da Argentina.
Sendo campeão automaticamente ganhou a chance de defender o próprio título e também não precisou se classificar para participar da competição em 1962 e 1966.
Uma Copa do Mundo considerada marcante foi a de 1970, uma competição realizada no México. Quebrando padrões a seleção à princípio estava sob comando de João Saldanha, foi uma campanha vitoriosa e a Seleção Brasileira teve grande aproveitamento nas seis rodadas, resultado recorde para o Brasil,
Após a conquista, Saldanha foi demitido e Mário Jorge Lobo Zagallo assumiu como técnico, sendo o responsável por trazer para o Brasil a Jules Rimet do México.
Dessa forma, fica claro que as eliminatórias não devem ser utilizadas como fator decisivo e que a Copa do Mundo é considerada um campo neutro que requer preparo que vão além das simples expectativas, sendo as Eliminatórias responsáveis por uma prévia seleção e não deve ser considerada garantia de bons resultados.