São Paulo - São Paulo, por ter o maior número de representantes na Série A do Campeonato Brasileiro, é o Estado com a maior presença no G4 e também aquele que mais acumula rebaixamentos ao longo dos pontos corridos. De 2003 para cá, os paulistas já amargaram 11 descensos à Série B, segundo levantamento do Sr. Goool. Pelo menos, na atual temporada, este número não deve aumentar.
De 2003 para cá, apenas seis Estados estiveram entre os quatro primeiros colocados da Série A
Leia a notícia completaEnquanto seis Estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Goiás) marcaram presença entre os quatro melhores classificados do Brasileirão, 13 Estados estiveram entre os piores colocados. Bahia, Santa Catarina e Pernambuco estão na vice-liderança deste ingrato ranking. Os três Estados já têm cinco descensos cada.
Os catarinenses devem aumentar esta contagem. Hoje, o Joinville amarga a penúltima colocação com apenas 30 pontos, enquanto Avaí, Figueirense e Chapecoense também lutam contra o descenso. O Estado do Paraná, por sua vez, soma quatro quedas. E esta situação pode piorar caso o Coritiba seja rebaixado. O Coxa está na zona do medo.
Se o Paraná pode ir para cinco quedas, o Rio de Janeiro poderá chegar a quatro. Afinal, o Vasco ocupa a última colocação do Brasileirão. Atualmente, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão empatados com três quedas cada, uma a mais do que Rio Grande do Sul e Goiás. Por fim, Pará, Distrito Federal e Rio Grande do Norte foram rebaixados uma vez cada.