São Paulo - O São Paulo, mesmo dividido com a Libertadores, fez uma Primeira Fase de Campeonato Paulista irretocável. O Tricolor garantiu a liderança com folga. Mas precisará se superar para encerrar o longo jejum de títulos estadual.
Dentre os chamados grandes, o São Paulo é o clube que não vence há mais tempo o Paulistão. A última conquista tricolor foi na Série A1 de 2005 - disputada por pontos corridos. De lá para cá, Palmeiras (2008) e Corinthians (2009) venceram uma vez cada. O Santos, por sua vez, dominou o cenário de São Paulo. Atual tricampeão (2010, 2011 e 2012), o Peixe ainda faturou os títulos de 2006 e 2007.
No sábado, Santos e Mogi Mirim poderão decidir suas vagas nas quartas-de-final em casa
Leia a notícia completaHistória!
O outro duelo de domingo será entre Ponte Preta e Corinthians, às 16 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A Macaca foi a responsável pela eliminação do Timão na temporada passada. Em 2013, a Ponte Preta voltou a vencer o rival da capital (1 a 0). Mas a história dos alvinegros é bem antiga.
Corinthians e Ponte Preta decidiram o título de 1977, quando o clube da capital - com um gol de Basílio - encerrou o jejum de quase 23 anos sem título. Timão e Macaca voltariam a se pegar na final de 79 e, novamente, deu o Bando de Loucos.
Campeões!
O Corinthians é o maior vencedor do Estado de São Paulo com 26 conquistas. O Palmeiras ocupa o segundo lugar com 22 títulos, dois a mais do que Santos e São Paulo. O Paulistano aparece com 11, enquanto o SPAC tem quatro. Portuguesa e AA Palmeiras somam três cada.
Com duas conquistas há Germânia, Internacional, Americano e São Bento. São Caetano, Ituano, Bragantino, Inter de Limeira e São Paulo Floresta ostentam um título cada.