São Paulo - Os Campeonatos Estaduais já estão prontos para rolar a bola em 2018 e, como de costume, há alguns detalhes difíceis de entender. O Distrito Federal, por exemplo, não conta com nenhum representante nas Séries A, B e C do Brasileirão, mas ainda assim terá 12 clubes no Brasiliense. Para se ter uma ideia, Santa Catarina tem participantes nas três principais divisões nacionais e seu Estadual contará com apenas dez clubes.
Minas Gerais e Rio Grande do Sul são outros estados com presenças nas Séries A, B e C e terão os mesmos 12 clubes do Brasiliense. E não é só isso! O Campeonato Sul-mato-grossense também deveria ter 12 participantes. Mas com a recusa de dois clubes, passou a ter dez integrantes. Ainda assim, o número é alto, uma vez que o Mato Grosso do Sul só é visto na Série D.
Catalães lideram em todos os critérios dentro das quatro linhas e merengues dão show nas arquibancadas
Leia a notícia completaO Estadual nordestino terá número ímpar de clubes, ou seja, um participante sempre folgará na rodada. Além de Pernambuco, Alagoas também errou na conta. O Campeonato Alagoano contará com nove participantes. Como todo mundo sabe, as rodadas nunca estarão completas. Haverá sempre um clube de fora da disputa. Fatos que deveriam ser raros, mas são cada vez mais comuns entre as Federações.
Os Estaduais do Acre, Amapá, Roraima e Tocantins ainda não divulgaram a quantidade de participantes, bem mesmo a tabela ou o regulamento da edição 2018.
Confira o número de participantes dos Campeonatos Estaduais 2018:Alagoano (9)
Amazonense (8)
Baiano (10)
Brasiliense (12)
Capixaba (10)
Carioca (16)
Catarinense (10)
Cearense (10)
Gaúcho (12)
Goiano (10)
Maranhense (8)
Mato-grossense (10)
Mineiro (12)
Paraense (10)
Paraibano (10)
Paranaense (12)
Paulista (16)
Pernambucano (11)
Piauiense (6)
Potiguar (8)
Rondoniense (8)
Sergipano (10)
Sul-mato-grossense (10)