Piauí - O ano mudou, mas os problemas persistem em não deixar o Campeonato Piauiense em paz. Em 2016, houve W.O. do rebaixado Caiçara e o título foi decidido nos Tribunais após o Altos escalar um jogador de forma irregular. Já a temporada 2017 começará com um clube a menos. O Comercial alegou problemas financeiros e não disputará o Piauiense. O Comercial foi um dos clubes que conquistaram o acesso, assim como o 4 de Julho.
Por conta da desistência do Comercial, o Estadual do Piauí que rebaixaria dois clubes, irá degolar apenas um, o pior no geral. Com um clube a menos, o Piauiense terá só seis rivais com possibilidade de tirar o título do Ríver. Maior campeão do estado com 30 conquistas, o Galo abocanhou as últimas três edições da competição.A estreia do Ríver será nesta terça-feira, às 21 horas (horário de Brasília), ante o Picos fora de casa. Com quatro títulos, o Picos está na seca desde 1998. Na quarta-feira, o Piauí vai encarar o Altos, enquanto o 4 de Julho receberá o Flamengo. Em todas as rodadas, um clube ficará de folga, o primeiro a descansar será o Parnahyba.
Regulamento: Paulistas e mineiros estavam fora do segundo torneio mais importante da América do Sul desde 2007Corinthians e Cruzeiro encerrarão longo jejum de participações na Copa Sul-americana
O 2º Turno ou Taça Cidade de Teresina terá a mesma fórmula de disputa, mas com jogos de volta. Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será declarado campeão piauiense. Se houver dois vencedores, o Estadual será definido em dois jogos. Em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, o clube de melhor campanha em todo o campeonato será declarado campeão.
O campeão terá vagas na Série D, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste 2018. O vice-campeão irá garantir vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil 2018. Enquanto isso, o pior clube em todo o campeonato será rebaixado para a 2ª divisão.
*Antes do início do Estadual, o Comercial desistiu de participar alegando falta de dinheiro. Com isso, só um clube será rebaixado em 2017.