São Paulo - A Libertadores 2015 está completa! Na madrugada desta quinta-feira foi definido o último participante da edição que terá início em 3 de fevereiro. O Estudiantes garantiu presença no torneio mais importante da América do Sul e deixou a Argentina com o maior número de participantes. Com o atual campeão - San Lorenzo -, a Argentina contará com seis representantes em 2015.
Além dos dois já citados, os hermanos ainda contarão com Huracán - na Primeira Fase - e Boca Juniors, River Plate e Racing - já na fase de grupos. Entre os seis clubes argentinos, só o Huracán nunca foi campeão da Libertadores. O Brasil, por outro lado, contará com cinco campeões defendendo o país no torneio.O Corinthians, campeão em 2012, terá que disputar a Primeira Fase. Atlético Mineiro - último campeão brasileiro na Libertadores - está na fase de grupos, assim como Cruzeiro, Internacional e São Paulo. O Brasil não fica com "apenas" cinco representantes na Libertadores desde 2010.
Repeteco?!
Mas pelo menos, a comparação é boa. Naquela oportunidade, a Argentina - que tinha feito o campeão em 2009 (Estudiantes) - teve seis clubes, mas o título de 2010 ficou com os brasileiros do Internacional. Histórico a parte, todos os outros membros da América do Sul contarão com três clubes cada. O mesmo acontece com o "intruso" México.
Além da Argentina e do Brasil, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Equador e Chile também já tiveram campeões no torneio sul-americano. O Atlético Mineiro está no Grupo A e contará com rivais do México (Atlas), do Chile (Colo-Colo) e da Colômbia (Santa Fe). Entre estes adversários, só o Colo-Colo já foi campeão.
O São Paulo, por sua vez, aparece no Grupo 2 com o atual campeão San Lorenzo, o uruguaio Danubio e o vencedor do confronto entre Corinthians e o colombiano Once Caldas, que também já deu a volta olímpica na Libertadores. O Cruzeiro é o clube brasileiro no Grupo 3 que ainda terá Mineros, da Venezuela, Universitario, da Bolívia, e o vencedor do confronto entre o peruano Alianza Lima e o argentino Huracán.Por fim, o Internacional brigará pela vaga no Grupo 4. O Colorado enfrentará o Emelec, do Equador, o Universidad de Chile e o classificado do embate entre Monarcas Morelia, do México, e The Strongest, da Bolívia. A estreia do Inter será contra este clube indefinido, assim como o duelo do São Paulo. Já o Galo enfrentará o Colo-Colo e o Cruzeiro pegará o Universitario.
Campeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Clube da capital havia perdido seus últimos jogos na competição, mas deu a volta por cima diante do Santa Rita
Leia a notícia completaRegulamento:
A primeira fase da Libertadores contará com 12 clubes. Os seis classificados no mata-mata entrarão na fase de grupos. Com 32 clubes, a segunda fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final.
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Nas semifinais, caso dois clubes de um mesmo país estejam classificados, as equipes obrigatoriamente se enfrentarão. Na final, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.
Confira todos os participantes da Libertadores 2015:
Argentina
Huracán, Boca Juniors, San Lorenzo, River Plate, Racing e Estudiantes
Brasil
Corinthians, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional e São Paulo
Peru
Alianza Lima, Juan Aurich, Sporting Cristal
México
Monarcas Morelia, Atlas, Tigres
Venezuela
Deportivo Táchira, Mineros, Zamora
Chile
Palestino, Colo-Colo, Universidad de Chile
Equador
Independiente, Emelec, Barcelona
Bolívia
The Strongest, Universitario, San José
Colômbia
Once Caldas, Santa Fe, Atlético Nacional
Paraguai
Cerro Porteño, Libertad, Guarani
Uruguai
Nacional, Danubio, Montevideo Wanderers