Maranhão - A ironia está por todos os lados no futebol. O Expressinho, por exemplo, não havia ganho de ninguém no Campeonato Maranhense. No final de semana passada, por sinal, o clube teve seu rebaixamento confirmado. Mas não é que o Expressinho aprontou para cima do Balsas nesta quinta-feira. Pela última rodada da Primeira Fase do Maranhense, o Expressinho desencantou, venceu o Balsas, por 1 a 0, e de quebra derrubou o rival para a Série B.
O Balsas precisava da vitória para escapar do descenso e colocar o Cordino na degola. Mas nada deu certo. O clube da cidade homônima foi rebaixado na penúltima colocação com apenas cinco pontos e aproveitamento de 20,8%. Em oito partidas, o Balsa teve só uma vitória em casa, dois empates (um como mandante e outro como visitante) e cinco derrotas (duas diante da torcida e três fora), além de seis gols a favor (pior ataque) e 18 contra (pior defesa ao lado do Expressinho).A Sociedade Esportiva Balsas Futebol Clube havia subido para a elite com o título da Série B em 2012. No ano passado, o clube já havia ficado no limite da zona de rebaixamento. O Balsas só escapou por causa dos critérios de desempate. Agora, terá que lutar novamente pelo acesso, assim como o Expressinho.
Companheiros de degola!
Em 2009, Glorioso perdeu a final do Estadual do Rio de Janeiro para o rival Flamengo
Leia a notícia completaAntes, No Gauchão caíram Caxias, União Frederiquense e Avenida. No Campeonato Mineiro, os degolados foram Democrata e Mamoré. Já Boquinhense e Coritiba, que perdeu todos os seus dez jogos, amargaram o descenso no Sergipano. Em Goiás, o Caldas Novas foi rebaixado sem nenhuma vitória e o Força e Luz voltou à 2ª divisão do Potiguar um ano após o acesso.
No Campeonato Baiano, Serrano e Catuense desceram de divisão. O Ubiratan amargou o descenso no Sul-mato-grossense, assim como o CENE - atual bicampeão estadual. O Vera Cruz se juntou ao Ypiranga e caiu no Estadual de Pernambuco. No Ceará, as vítimas do rebaixamento foram São Benedito e Horizonte.
Em Mato Grosso, o Sinop - clube que revelou o goleiro Rogério Ceni, hoje no São Paulo - foi rebaixado. O Cacerense também caiu após uma intensa briga judicial contra o União. Pelo Campeonato Brasiliense, o Atlético Ceilandense - sem nenhuma vitória em dez jogos - amargou o descenso. O Atlético Ceilandense se juntará ao Samambaia. Antes mesmo do início do Estadual, o Samambaia - campeão da 2ª divisão - desistiu de disputar o Candangão e foi rebaixado.