Amazonas - Quem já não presenciou aquela cena antidesportiva em que os vice-campeões tiram imediatamente a medalha do peito ou, sequer, sobem ao pódio? Os sul-americanos são experts no assunto. Brasileiros, então, nem se fale. Mas uma Federação resolveu acabar com este mal estar.
A Federação Amazonense de Futebol (FAF) é modesta e não tem nenhum clube nas três principais divisões do Campeonato Brasileiro, mesmo assim teve uma boa ideia. A entidade criou um parágrafo no regulamento do Campeonato Amazonense 2014 que, de certa forma, proíbe o desprezo pelo 2º lugar.Diz o parágrafo "A equipe que conquistar o título de Vice-Campeã, e que não participar com seus atletas da Cerimônia de Premiação, não receberá a premiação em dinheiro se houver e a premiação será rateada entre as outras equipes participante do campeonato".
Entre os clubes, apenas 54 disputaram, em todos os cinco anos, alguma divisão do Brasileiro
Leia a notícia completaO Nacional é o maior vencedor do Campeonato Amazonense com 41 títulos. O Rio Negro soma 16 conquistas, contra sete do São Raimundo. Enquanto isso, América e Fast Clube têm seis títulos cada. O Olympico aparece com três, enquanto Penarol, Sul America, Auto Esporte, Portuguesa, Cruzeiro do Sul e Manaos Atletic somam dois títulos cada. Com uma conquista há Princesa do Solimões, Holanda, Grêmio Coariense, Rodoviária, Santos e Manaos Sporting.
O Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.
Regulamento:
Na primeira fase (Taça Estado do Amazonas), os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco representantes cada. Após jogos dentro dos próprios grupos, os dois melhores de cada chave se classificarão para as semifinais. No sistema de mata-mata, serão conhecidos os finalistas e o campeão. Em caso de empate na semi e na final, a decisão será nos pênaltis.
Na segunda fase (Taça Cidade de Manaus), o regulamento será o mesmo, mas os clubes enfrentarão os rivais da outra chave. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário a decisão será em duas partidas. Enquanto isso, os dois piores colocados, na somatória dos dois turnos, serão rebaixados.