Amazonas - Você, torcedor-internauta, por acaso conhece o Manaus Futebol Clube? Não fique envergonhado se a resposta for negativa. O Manaus ainda engatinha no futebol brasileiro, mas mesmo assim disputará a elite do Campeonato Amazonense. O Verdão da Capital foi fundado em 5 de maio de 2013 e, em sua primeira competição, conquistou o acesso com direito a título da Série B.
O Estadual do Amazonas 2014 terá início em fevereiro. Ou seja, o Manaus jogará sua primeira partida na Série A com apenas oito meses de história. A estreia será diante do Princesa Solimões - justamente o atual campeão estadual -, em 2 de fevereiro, às 17h30 (horário de Brasília), no Estádio Gilbertão, em Manacapuru.
De acordo com o clube, o "Manaus Futebol Clube carregará a cor verde como simbologia a floresta amazônica. Devido carência de verde e branco nos clubes manauenses, a diretoria inicial formada somente por amazonenses resolveu investir nas cores que simbolizam a paz e tranquilidade de espírito".Assim como todo clube que surge, o Manaus tem meta ambiciosa. A diretoria do clube sonha com a "ascensão à Série A do futebol brasileiro. De forma gradativa o Manaus Futebol Clube procura seu espaço no cenário futebolístico da Região Norte. Dentro do caderno de projetos está inclusão de quatro acessos em quatro anos, o que desenvolve cronograma de busca por status de time destaque da Amazônia".
Campeonato Gaúcho começará em 18 de janeiro com nova fórmula de disputa
Leia a notícia completaO Paysandu foi o último clube da região a disputar a Série A. O Papão esteve no Brasileirão pela última vez em 2005. Remo e Tuna Luso, também do Pará, já disputaram a divisão mais importante do Brasil. A lista ainda conta com três clubes do Amazonas. O Nacional esteve na Série A pela última vez em 1986, enquanto Rio Negro e Fast Clube se despediram da elite em 1979.
No Campeonato Amazonense 2014, o Manaus está no Grupo A ao lado de Fast Clube, Iranduba, Princesa Solimões e Sul América. O Grupo B conta com Holanda, Nacional, Nacional Borbense, Penarol e São Raimundo.
Regulamento:
Na primeira fase (Taça Estado do Amazonas), os dez clubes serão divididos em dois grupos com cinco representantes cada. Após jogos dentro dos próprios grupos, os dois melhores de cada chave se classificarão para as semifinais. No sistema de mata-mata, serão conhecidos os finalistas e o campeão. Em caso de empate na semi e na final, a decisão será nos pênaltis.
Na segunda fase (Taça Cidade de Manaus), o regulamento será o mesmo, mas os clubes enfrentarão os rivais da outra chave. Se um mesmo clube vencer os dois turnos, será declarado campeão. Caso contrário a decisão será em duas partidas. Enquanto isso, os dois piores colocados, na somatória dos dois turnos, serão rebaixados.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
1 - Maior número de vitórias;
2 - Maior saldo de gols;
3 - Maior número de gols prós;
4 - Confronto direto;
5 - Sorteio.