Rondônia - O cancelamento da 2ª Divisão do Campeonato Rondoniense não apenas "obrigou" a Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER) a anular o rebaixamento do Ji-Paraná ou a ainda colocar o União Cacoalense na elite mesmo sem conquistar o acesso em campo. A falta de uma divisão inferior também invalidou o rebaixamento na Edição 2014 do Estadual de Rondônia.
Diz o regulamento "Em razão da suspensão temporária da competição da segunda divisão de profissionais não haverá rebaixamento no ano de 2014".
Para piorar ainda mais a situação da FFER, a entidade havia sonhado com um Estadual de dez clubes. A FFER chegou até limitar o número de participantes na elite como mostra o regulamento de 2014."A FFER resolve adotar, doravante, um número limite de 10 (dez) clubes para participação do campeonato da 1ª divisão assegurando desde já a vaga para os que disputaram a competição equivalente no ano anterior. As demais vagas serão preenchidas pelos clubes filiados regularmente habilitados e em dia com as obrigações previstas no Estatuto da entidade, obedecendo-se a ordem de intenção de participação protocolizada na entidade".
São Paulo é o clube que mais marcou pontos na Série A do Brasileiro de 2003 para cá
Leia a notícia completaO Sr. Goool acompanhará todos os detalhes das competições em 2014. Além de matérias com curiosidades e estatísticas, o Sr. Goool terá tabela, classificação, simulador, ranking de público e renda e páginas especiais para todos os clubes. Já estão disponíveis as informações de 24 Estaduais, além da Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa do Mundo.
Campeões!
O Ferroviário, com 17 títulos, é o maior vencedor do Campeonato Rondoniense. O Moto Clube, que pelo segundo ano seguido desistiu do Estadual, soma dez, assim como o Flamengo. O Ji-Paraná, por sua vez, tem nove conquistas, contra cinco do Ypiranga. Atual campeão, o Vilhena ostenta quatro títulos, um a mais do que o Ulbra. União Cacoalense e Ariquemes somam duas conquistas cada, contra uma de Espigão, CFA, Guajará, Botafogo e São Domingos.
Regulamento:
Os oito clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados se classificarão para a próxima fase. Na semifinal e final, a disputa será pelo sistema de mata-mata. Em caso de empate de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols e pênaltis.
O campeão, além de representar o estado na Copa do Brasil 2014, ainda vai disputar a Copa Verde em 2015. Já o vice vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série D.
Confira os jogos da 1ª rodada do Campeonato Rondoniense 2014:
*Horário de Brasília
23/02/2014
18h
Ji-Paraná x Genus
18h30
Vilhena x Rolim de Moura
União Cacoalense x Pimentense