Rio de Janeiro - O Flamengo, se considerarmos a quantidade de campeões, caiu no Grupo da Morte na Libertadores 2019. O Mengo, que deu a volta olímpica em 1981, terá outros dois vencedores a seu lado. O mesmo poderá acontecer com o Internacional que já conta com o atual campeão River Plate. Dos 25 campeões no torneio mais importante da América do Sul, 15 brigarão por mais um título na próxima edição.
O Grupo D, além do Flamengo, terá o cabeça de chave Peñarol, terceiro maior vencedor da Liberta (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987), e ainda a LDU, campeã em 2008. O quarto clube está indefinido, mas não será estrelado. Tal participante será boliviano. Já o clube indefinido do Grupo A poderá ser mais um campeão.O River Plate, que chegou a quatro conquistas (1986, 1996, 2015 e 2018), é o cabeça de chave e terá a companhia do Internacional, dono dos troféus de 2006 e 2010. O peruano Alianza Lima não entra nesta lista, mas o São Paulo poderá cair no Grupo A e tornar a chave ainda mais forte. O G4 poderá ser São Paulo, Talleres, Palestino ou Independiente Medellín. O São Paulo enfrentará o Talleres na Segunda Fase e ainda terá outro desafio na Terceira Fase para poder sonhar com a Fase de Grupos.
Todos cabeças de chave já têm um título levantado. Além de River e Peñarol há Boca Juniors, Grêmio, Nacional-URU, Palmeiras, Cruzeiro e Olímpia. O Palmeiras, campeão em 1999, está no Grupo F e conta com o San Lorenzo, que faturou a Liberta em 2014. Há ainda o Junior e o G2 que poderá ser Melgar, Universidad de Chile, Caracas, Nacional-PAR ou Delfín.
Já o Grupo E poderá receber mais um campeão, além do Nacional. Os uruguaios festejaram em 1971, 1980 e 1988. O G1 poderá ser o Atlético Mineiro, campeão em 2013, além de Danubio, Barcelona, Defensor Sporting ou Bolívia 4. O mesmo acontece no Grupo H com o Grêmio, três vezes vencedor (1983, 1995 e 2017). O G3 poderá ser o Atlético Nacional, campeão em 1989 e 2016, além de Libertad, Bolívia 3, La Guaira ou Real Garcilaso.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro e Atlético Nacional. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.
Regulamento:
A Libertadores 2019 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.
Apenas uma partida das oitavas de final não terá campeões dentro das quatro linhas
Leia a notícia completaOs oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Sul-americana.
Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Sul-americana.
Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Copa Sul-americana.
MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.
A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.
A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.