Rio Grande do Sul - Os torcedores dos 12 clubes que disputarão o Campeonato Gaúcho em 2019 devem saber que seus dirigentes aceitaram a ideia do presidente Francisco Novelletto, da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), e assinaram o acordo para que não houvesse sorteio e, sim, a elaboração de uma tabela dirigida. Foi isso que aconteceu no Conselho Técnico que acabou com viagens grátis dadas pela FGF aos dirigentes de clubes. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis no Sr. Goool.
O atual campeão Grêmio, por exemplo, jogará as duas primeiras partidas como visitante no Estadual. As últimas três, no entanto, serão na Arena. O Internacional, por sua vez, fará seus últimos dois jogos, no momento da decisão, longe da torcida. Pior acontecerá com Aimoré - três últimos duelos como visitante - e Pelotas - quatro últimos confrontos fora.Este direcionamento, segundo explicou Novelleto, aconteceu por conta da punição do Pelotas no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) - perda de mando de campo -, da troca do gramado da Arena do Grêmio, das obras no Estádio Bento Freitas e das comemorações dos 50 anos do Beira-Rio. Os dirigentes dos clubes aceitaram as argumentações do presidente da FGF. Francisco Novelletto, aliás, ofereceu aos representantes dos clubes e acompanhantes uma viagem para a Ilha de San Andrés, na Colômbia, de quatro dias. O descanso acabará no domingo.
Entre os estreantes há um clube brasileiro e um uruguaio vencedor no torneio masculino
Leia a notícia completaRegulamento:
Os 12 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os oito melhores colocados se classificarão para as quartas de final, enquanto os dois piores serão rebaixados para a 2ª divisão. O mata-mata será todo disputado em jogos de ida e volta.
Na semifinal, o classificado do confronto entre o 1º e o 8º colocado das quartas de final enfrentará o vencedor do duelo entre o 4º e o 5º colocado. Já o classificado do embate entre o 2º e o 7º colocado desafiará o vencedor do jogo entre o 3º e o 6º colocado.
Os três melhores colocados terão vagas garantidas na Copa do Brasil 2019. O melhor colocado, entre aqueles que não participarão das Séries A, B ou C, terá vaga na Série D do Brasileirão 2019.