Goiás - O Campeonato Goiano 2017 será aberto, neste sábado, com o clássico entre Atlético Goianiense e Vila Nova, às 16h30, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. O Dragão, único representante goiano na Série A do Brasileirão, tem um trunfo para ficar com o título. Já o Goiás, atual bicampeão, entrará com uma série invicta de oito jogos no Estadual.
O Atlético, desde que foi campeão pela primeira vez no século XXI em 2007, não passou mais do que duas temporadas sem título no Goianão. O Rubro-negro ficou na seca em 2008 (Itumbiara) e 2009 (Goiás), mas faturou os títulos de 2010 e 2011. Nos dois anos seguintes, o Atlético viu o bicampeonato do Goiás, mas fez questão de garantir o Estadual de 2014.Agora, o Atlético Goianiense tentará fazer valer este trunfo, afinal, o rival esmeraldino venceu as duas últimas edições. E não será nada fácil tirar o título do Goiás. O Periquito estreará no domingo, às 17 horas, ante a Aparecidense, em Aparecida de Goiânia. Para esta partida, o Goiás colocará a prova seus oito jogos de invencibilidade no Goianão.
Nas últimas oito partidas pelo Campeonato Goiano 2016, o Goiás obteve cinco vitórias e três empates - com direito ao título ganho em cima do Anápolis. A última derrota do Esmeraldino no Goianão foi contra o rival Atlético Goianiense, por 1 a 0, no Serra Dourada, em 12 de março, pela 10ª rodada da Primeira Fase.
Regulamento:
Salgueiro fechou a Primeira Fase com a melhor campanha e avançou ao lado de Belo Jardim e Central
Leia a notícia completaO líder dos dois grupos se classificará para o mata-mata, assim como os dois melhores colocados independentemente do grupo. Os dois últimos colocados no geral, por outro lado, serão rebaixados para a 2ª divisão.
A semifinal e a final serão em jogos de ida e volta. Na semifinal (1º colocado no geral x 4º colocado no geral e 2º colocado no geral x 3º colocado no geral), a vantagem será dos dois melhores colocados na classificação geral. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a disputa será nos pênaltis.
Na final, a vantagem será do clube que tiver a melhor campanha somando a fase de grupos e a semifinal. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a disputa será nos pênaltis.