Rio Grande do Sul - Independiente e Grêmio começarão a decidir o título da Recopa Sul-americana nesta quarta-feira, às 22 horas (horário de Brasília), no Estádio Libertadores de América, em Avellaneda. Enquanto os argentinos se credenciaram através do título da CONMEBOL Sul-americana, os brasileiros ganharam a vaga através da conquista da CONMEBOL Libertadores. O Tricolor gaúcho ainda defenderá a superioridade do Brasil ante a Argentina na Recopa.
O torneio sul-americano foi disputado cinco vezes entre hermanos e brasucas. O Brasil levou a melhor em quatro oportunidades. Sem falar que, em 1996, o próprio Grêmio meteu 4 a 1 no Independiente. Aquela edição foi a primeira final entre brasileiros e argentinos e era disputada em partida única. Dois anos depois, o Cruzeiro não deu chances ao River Plate com os triunfos, por 2 a 0, em casa, e 3 a 0, fora.
No século XXI, o Brasil deu mais duas voltas olímpicas em cima da Argentina. O Independiente voltou a ser presa fácil para um clube brasuca e gaúcho. O Internacional, em 2011, levou a melhor sobre o Rojo apesar da derrota na ida, por 2 a 1. A volta, no entanto, teve triunfo colorado, por 3 a 1. Já o Atlético Mineiro bicou o Lanús, em 2014, na Argentina (1 a 0) e no Brasil (4 a 3). O único tropeço brasileiro, por outro lado, aconteceu em 2006 com o São Paulo, derrotado pelo Boca Juniors.
Segundo levantamento do Sr. Goool, nas últimas 13 decisões da Recopa, os mandantes do duelo final ficaram com o título nove vezes. O Sr. Goool levou em conta as edições a partir de 2005, quando a Recopa passou a ter partidas de ida e volta. Entre todas estas finais, apenas em 2012 e 2016 houve empate no confronto de ida. Se nove clubes foram campeões em casa, quatro fizeram a festa longe da torcida.
Campeões!História!
Dos participantes com dez ou mais presenças, apenas São Paulo, LDU, San Lorenzo e Danubio estarão desde o início
Leia a notícia completaDesde a criação da Sul-americana, em 2002, houve 15 confrontos entre os campeões da América do Sul. Os vencedores da Libertadores conquistaram dez vezes a Recopa, contra cinco dos campeões da CONMEBOL Sul-americana. A vantagem da Libertadores também é vista se for levado em conta todos os duelos da Recopa. Entre 1989 e 1998, a CONMEBOL tinha a Supercopa. Juntando os campeões da Supercopa e da Sul-americana são 25 edições da Recopa, com 17 vitórias dos campeões da Libertadores e oito dos outros dois torneios.