São Paulo - A Série C do Campeonato Brasileiro, pela primeira vez desde que adotou o atual formato em 2012, teve todos os acessos concentrados em apenas um grupo. O Grupo B deu "olé" no Grupo A e subiu os quatro clubes classificados na Primeira Fase à Série B. Botafogo-SP, Operário-PR, Cuiabá-MT e Bragantino-SP não deram a menor chance a Botafogo-PB, Santa Cruz-PE, Atlético Acreano-AC e Náutico-PE. Com as quatro vagas garantidas, o Grupo B chegou a 16 acessos, ante 12 do Grupo A, segundo levantamento do Sr. Goool.
Em sete edições da nova Série C, o Grupo B já havia chegado perto do aproveitamento de 100% em duas oportunidades. Há três anos, por exemplo, Tupi-MG, Londrina-PR e Brasil-RS subiram pelo Grupo B, enquanto o Vila Nova-GO marcou presença para o Grupo A. O "intruso" em 2016 foi o ABC-RN. Guarani-SP, Juventude-RS e Boa Esporte-MG completaram a festa para o Grupo B.
Os últimos quatro integrantes serão os rebaixados da Série B do Brasileirão
Leia a notícia completaNa edição 2018, com a avalanche de nordestinos, a turma do Centro-Oeste foi deslocada para o Grupo B. E o Cuiabá, que jamais havia passado de fase, obteve seu inédito acesso. Já o Vila Nova é o único clube que subiu pelo Grupo A em 2015 e pelo Grupo B em 2013. Na próxima temporada, os grupos poderão ser completamente mudados, uma vez que já há nove nordestinos e dois nortistas. Restam mais quatro clubes que serão rebaixados da Serie B.
Confira os acessos da Série C separados por grupos:
2012
Grupo A: Icasa-CE e Paysandu
Grupo B: Oeste-SP e Chapecoense-SC
2013
Grupo A: Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Santa Cruz-PE
Grupo B: Vila Nova-GO
2014
Grupo A: CRB-AL e Paysandu-PA
Grupo B: Macaé-RJ e Mogi Mirim-SP
2015
Grupo A: Vila Nova-GO
Grupo B: Tupi-MG, Londrina-PR e Brasil-RS
2016
Grupo A: ABC-RN
Grupo B: Guarani-SP, Juventude-RS e Boa Esporte-MG
2017
Grupo A: Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA e CSA-AL
Grupo B: São Bento
2018
Grupo A:
Grupo B: Botafogo-SP, Operário-PR, Cuiabá-MT e Bragantino-SP