Mato Grosso - O adolescente é destemido, quer tudo ao mesmo tempo, pensa no aqui e agora. Nem sempre, porém, é possível alcançar seus objetivos. No futebol, as coisas são ainda mais difíceis. Mas há um clube na flor da idade que tem marcado história. O Cuiabá, na noite desta segunda-feira, conquistou o inédito acesso na Série C do Campeonato Brasileiro ao empatar, por 2 a 2, com o Atlético Acreano no Estádio Florestão, em Rio Branco. Na ida, o Dourado tinha feito 2 a 0 na Arena Pantanal. O Cuiabá chega à Série B antes mesmo de completar 17 anos - a fundação do clube mato-grossense é de 12 de dezembro de 2001.
O Cuiabá estreou nas divisões nacionais em 2003, quando a Série C ainda era o último escalão do Brasileirão. As campanhas de 2003 e 2004, no entanto, não foram nada boas. O clube mato-grossense voltaria a jogar apenas a Série D de 2011, mas garantiria o acesso logo de cara. Desde então, o Cuiabá fez campanhas modestas na Série C. Tanto é verdade que a edição 2018 foi a primeira em que o clube do Mato Grosso chegou ao mata-mata e, destemido, conseguiu o sonhado acesso.Ao subir para a Série B, o Cuiabá coroa as últimas conquistas estaduais e regionais. Desde que entrou no Campeonato Mato-grossense, por exemplo, o Dourado faturou nada menos do que oito títulos. Na Copa FMF são mais três voltas olímpicas. E em 2015, o Cuiabá ainda foi campeão da Copa Verde. Tudo isso antes de completar duas décadas de vida. Só faltava atingir mais um feito nacional.
Santa Cruz, Náutico e Botafogo foram eliminados nas quartas de final e não conseguiram chegar à Série B
Leia a notícia completaO Cuiabá se junta ao paranaense Operário e aos paulistas Bragantino e Botafogo que já haviam subido de divisão no domingo. Além do acesso, o Cuiabá jogará a semifinal da Série C. O adversário será o Botafogo. Do outro lado da chave, o Bragantino desafiará o Operário. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda definirá as datas, horários e locais dos jogos.
Confira todos os clubes que subiram na Série C desde 2009:
2009
América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE
2010
ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE
2011
Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN
2012
Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA
2013
Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Vila Nova-GO
2014
Macaé-RJ, Paysandu-PA, Mogi Mirim-SP e CRB-AL
2015
Vila Nova-GO, Londrina-PR, Tupi-MG e Brasil-RS
2016
Boa Esporte-MG, Guarani-SP, ABC-RN e Juventude-RS
2017
CSA-AL, Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA e São Bento-SP
2018
Operário-PR, Bragantino-SP, Botafogo-SP e Cuiabá-MT