Paraná - Operário e Botafogo jogarão a Série B do Campeonato Brasileiro em 2019, assim como o Bragantino. Fantasma e Pantera, aliás, engrossaram a lista de campeões da Série D que chegaram ao segundo escalão nacional. Segundo levantamento do Sr. Goool, quatro clubes que deram a volta olímpica no último escalão nacional também conseguiram superar a Série C. Os outros dois são Tupi e Sampaio Corrêa.
O Operário foi campeão da Série D em 2017 e garantiu o segundo acesso seguido nas divisões do Brasileirão ao atropelar o Santa Cruz, no último domingo, por 3 a 0, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa. O clube paranaense não disputava a Série B desde a longínqua temporada de 1991. Com os dois acessos seguidos, o Fantasma repetiu Joinville, Oeste, Sampaio Corrêa, Brasil, Londrina, CSA e São Bento que também pularam da Série D para a Série B em apenas dois anos. No geral, o Operário obteve o acesso na Série C com 11 vitórias (sete em casa e quatro fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e quatro derrotas longe da torcida, além de 28 gols a favor e 18 tentos tomados.
De 2009 para cá, esta é a primeira vez que um estado sobe mais de um clube no terceiro escalão nacional
Leia a notícia completaO primeiro campeão a chegar à Série B, enquanto isso, foi o Sampaio Corrêa. O clube maranhense faturou a Série D de forma invicta em 2012 e, dois anos depois, alcançou o segundo escalão nacional. Hoje, porém, a Bolívia Querida luta contra o descenso na Série B. Já o Tupi levantou o troféu da última divisão nacional em 2011 e figurou na Série B em 2016. Na atual temporada, os mineiros foram rebaixados na Série C e terão que disputar a Série D em 2019.
Antes de pensar na Série B, porém, o Operário enfrentará o Bragantino nas semifinais da Série C, enquanto o Botafogo terá que esperar por Atlético Acreano ou Cuiabá. No jogo de ida, os mato-grossenses fizeram 2 a 0 na Arena Pantanal.