Paraná - O Fantasma assustou o Paraná em 2015 quando desbancou os favoritos e faturou o inédito título estadual. O Operário, no entanto, foi assombrado pelo rebaixamento no Paranaense seguinte. A Locomotiva, porém, não saiu dos trilhos e achou seu rumo com o título na Série D do Campeonato Brasileiro em 2017. No embalo desta conquista, o clube paranaense garantiu mais um acesso, agora, na Série C. O Operário reverteu a vantagem do Santa Cruz, neste domingo, e subiu para a Série B para delírio dos 6.477 torcedores que estiveram no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa. Alisson, aos 21 minutos do 1º tempo, Schumacher, aos 27 minutos do 2º tempo, e Dione, aos 34 minutos do 2º tempo, garantiram a vitória, por 3 a 0, do Fantasma que subiu mais um degrau nas divisões do Brasileirão.
O Operário não disputava a Série B desde a longínqua temporada de 1991. Sem falar que este é apenas o segundo acesso dos paranaenses na Série C de 2009 para cá. O Londrina, em 2015, foi o outro clube do estado que subiu para o segundo escalão nacional. Além do acesso, o Operário garantiu vaga nas semifinais e aguardará Bragantino ou Náutico.Azulão luta pelo acesso à Série B, enquanto Galo tenta não ser rebaixado para a Série C
Leia a notícia completaNas últimas vezes, foram dois clubes por ano que conseguiram tal feito. Brasil e Londrina, por exemplo, subiram na Série D em 2014 e fizeram a dobradinha na Série C de 2015. CSA e São Bento também mantiveram a parceria no acesso de 2016 na Série D e de 2017 na Série C. O CSA é o atual campeão do terceiro escalão nacional.
O Fantasma foi, por boa parte da Primeira Fase, o melhor clube do Grupo B. A classificação, no entanto, foi obtida na vice-liderança. No geral, o Operário obteve o acesso com 11 vitórias (sete em casa e quatro fora), cinco empates (três como mandante e dois como visitante) e quatro derrotas longe da torcida, além de 28 gols a favor e 18 tentos tomados.
2009
América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE
2010
ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE
2011
Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN
2012
Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA
2013
Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Vila Nova-GO
2014
Macaé-RJ, Paysandu-PA, Mogi Mirim-SP e CRB-AL
2015
Vila Nova-GO, Londrina-PR, Tupi-MG e Brasil-RS
2016
Boa Esporte-MG, Guarani-SP, ABC-RN e Juventude-RS
2017
CSA-AL, Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA e São Bento-SP
2018
Operário-PR