São Paulo - A Inglaterra será maioria na Segunda Fase da UEFA Europa League. Dos 32 clubes garantidos - 24 vindos do fase de grupos e oito da UEFA Champions League -, quatro representantes serão ingleses, segundo levantamento do Sr. Goool. Ou seja, 12,5% do total.
Entre o quarteto, Manchester United e Tottenham ostentam título na UEL. Os Diabos Vermelhos estão entre os clubes que vieram da UCL. A Espanha, atual campeã do torneio com o Sevilla, contará com três representantes, assim como a Itália. Se os espanhóis não deram a volta olímpica, a Itália conta com o campeão Napoli.
Campeões!
Portugal voltou a entrar para a lista após o recorde negativo da temporada passada
Leia a notícia completaA lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA Moskva, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht Frankfurt, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma e Manchester United.
Em relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 18 conquistas, sendo seis na antiga Taça das Cidades com Feiras que foi a precursora da UEL, contra 13 da Inglaterra - quatro da Taça das Cidades - e dez da Itália - um da Taça das Cidades. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia - via Taça das Cidades - e Hungria - via Taça das Cidades.
Regulamento:
Da Segunda Fase até a semifinal, as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta com vantagem para o clube que tiver marcado mais gols na casa do adversário.
Em caso de igualdade, a disputa terá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final, por sua vez, será disputada em jogo único e em campo neutro. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis.
Confira os clubes classificados à Segunda Fase da UEFA Europa League:
Inglaterra (Arsenal, Leicester City, Tottenham e Manchester United)
Itália (Roma, Napoli e Milan)
Espanha (Granada, Real Sociedad e Villarreal)
Alemanha (Bayer Leverkusen e Hoffenheim)
Portugal (Benfica e Braga)
Holanda (PSV e Ajax)
Bélgica (Royal Antwerp e Club Brugge)
Ucrânia (Shakhtar Donetsk e Dínamo de Kiev)
Áustria (Wolfsberger e Salzburg)
Suíça (Young Boys)
Noruega (Molde)
República Tcheca (Slavia Praha)
Escócia (Rangers)
França (Lille)
Israel (Maccabi Tel Aviv)
Croácia (Dínamo Zagreb)
Sérvia (Crvena Zvezda)
Rússia (Krasnodar)
Grécia (Olympiacos)