São Paulo - A Ponte Preta é uma das grandes surpresas neste início de Campeonato Brasileiro da Série A. Vice-campeã da Série B em 2014, a Macaca - com o triunfo, por 3 a 1, sobre a Chapecoense, no Estádio Moisés Lucarelli, no último sábado - alcançou sua segunda melhor largada no Nacional de pontos corridos. A campanha atual do clube de Campinas, segundo levantamento do Sr. Goool, só fica atrás do desempenho de 2004.
Hoje, a Ponte Preta soma oito pontos em quatro rodadas. O clube paulista está invicto com duas vitórias em casa - sendo o primeiro contra o São Paulo - e dois empates como visitante - contra Grêmio e o atual bicampeão Cruzeiro. São oito gols a favor e cinco contra.Há 11 anos, a Ponte Preta somou dez de 12 pontos possíveis. Foram três vitórias e apenas um empate, além de sete gols a favor e três contra. Naquela oportunidade, a Macaca fechou a rodada na liderança do Brasileirão. A Ponte Preta, porém, terminaria na modesta 10ª posição. O clube campineiro ainda teve outros dois inícios animadores na Série A.
Há 12 anos, Glorioso venceu pela primeira vez apenas na 3ª rodada do segundo escalão nacional
Leia a notícia completaEm 2003, a Ponte Preta marcou quatro pontos. Em 2012 e 2013 foram só três pontos de 12 possíveis. Há dois anos, o início refletiu na campanha e a Ponte Preta amargou o descenso na penúltima colocação.
Entre todas estas edições em que a Ponte Preta participou, só em 2013, o líder na 4ª rodada - Coritiba - tinha a mesma pontuação da atual campanha da Macaca (8). Em todas as outras oportunidades, o 1º colocado marcou mais do que oito pontos.
Para manter a invencibilidade e seguir com a boa campanha na elite nacional, a Ponte Preta voltará a campo na próxima quarta-feira, às 19h30, para encarar o Vasco, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, pela 5ª rodada.
Confira a pontuação da Ponte Preta nas quatro primeiras rodadas do Brasileirão de pontos corridos:
2003 (4 pontos)
2004 (10 pontos)
2005 (7 pontos)
2006 (7 pontos)
2012 (3 pontos)
2013 (3 pontos)
2015 (8 pontos)