São Paulo - Internacional e River Plate, entre os semifinalistas da Libertadores 2015, são os únicos que já foram campeões do torneio mais importante da América do Sul. Como brasileiros e argentinos estão em chaves opostas, a Libertadores poderá voltar a ter uma final com dois campeões após quatro temporadas, segundo levantamento do Sr. Goool.
O River Plate abrirá a semifinal contra o surpreendente Guaraní, em casa, em 14 de julho. O torneio dá uma pausa por causa da Copa América. A volta deste confronto será em 21 de julho no Paraguai. Já Internacional e Tigres atuarão nas quartas-feiras de 15 e 22 de julho. O primeiro confronto será em Porto Alegre e o decisivo acontecerá no México.
A Libertadores, pela última vez, teve dois campeões na final de 2011, quando o Santos conquistou seu terceiro título diante do Peñarol. Os uruguaios, por sua vez, acumulam cinco voltas olímpicas. E realmente tem sido raro o torneio da América do Sul, desde que adotou o atual formato em 2005, contar com dois campeões na decisão.
Nestes dez anos, foram apenas três vezes. A primeira aconteceu em 2007. O Boca Juniors obteve sua sexta conquista ao superar o Grêmio, dono de dois títulos. Em 2009, mais uma vez a Argentina levou a melhor contra o Brasil. O Estudiantes foi campeão pela quarta vez ao derrotar o Cruzeiro, duas vezes vencedor da Libertadores.
Mas a Libertadores 2015 também poderá ter dois clubes na final que jamais foram campeões. E nos últimos anos, os novatos têm levado a melhor. Para se ter uma ideia, Corinthians (2012), Atlético Mineiro (2013) e San Lorenzo (2014) foram campeões inéditos nas últimas três edições da Libertadores.Sem falar que o total de arrecadação da competição é inferior ao apresentado pelo Palmeiras
Leia a notícia completaCampeões!
A Argentina, com 23 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil soma 17, contra oito do Uruguai. Já o Paraguai tem três e a Colômbia aparece com dois. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.
Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG, com quatro, estão a frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR e Nacional-URU, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, River Plate-ARG e Grêmio. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Atlético Nacional-COL, Argentinos Juniors-ARG, Flamengo e Racing Club-ARG.