São Paulo - O Irã foi a terceira seleção a garantir presença na Copa do Mundo 2018 atrás apenas da Rússia - país-sede - e do Brasil. A classificação iraniana aconteceu com duas rodadas de antecedência na Eliminatória da Ásia. Sem falar que o Irã é líder disparado do Grupo A e não sofreu sequer uma derrota. O ápice da boa fase, porém, é de responsabilidade do sistema defensivo - sem levar gols há incríveis dois anos.
Segundo levantamento do Sr. Goool, a Seleção Iraniana está intacta há 12 partidas na Eliminatória Asiática com nove vitórias e apenas três empates. O último aconteceu na quinta-feira, fora de casa, ante a Coreia do Sul que briga por uma vaga no Mundial da Rússia. Lá se vão 1.108 minutos sem ter a rede balançada pelos adversários, fora os acréscimos.
São 18 horas e meia de futebol sem escutar a rede balançar. A última seleção que ousou fazer gol no Irã foi o Turcomenistão, eliminado ainda na Segunda Fase. Em 12 de novembro de 2015, os iranianos venceram o Turcomenistão, por 3 a 1, em Tehran. Mekan Saparow colocou a última bola nas redes iranianas aos 17 minutos do 2º tempo.Levando em conta toda a Eliminatória da Ásia, o Irã foi furado apenas em três oportunidades (uma em casa e duas fora), enquanto deixou sua marca 34 vezes (21 ao lado da torcida e 13 fora). A campanha iraniana ainda tem 12 vitórias (oito como mandante e quatro como visitante) e cinco empates longe da torcida. Aproveitamento geral de 80,4% e 100% em seus domínios.
E será diante da sua torcida, no Estádio Azadi, em Tehran, que o Irã fechará sua participação na Eliminatória contra a Síria na próxima terça-feira, ao meio-dia (horário de Brasília).
Japão junta-se a Rússia - país-sede -, Brasil e Irã que também carimbaram o passaporte
Leia a notícia completaDesde o triunfo sobre os norte-americanos, o Irã acumulou cinco derrotas e dois empates. Há ainda mais duas derrotas na Copa de 1978, a primeira que o país da Ásia disputou, e um empate. Além de tentar voltar a vencer na Copa do Mundo, a Seleção Iraniana também buscará passar de fase pela primeira vez. Em todas as quatro participações, o Irã parou na fase de grupos.