Rio de Janeiro - Qual a semelhança entre Fluminense, Oeste e Cuiabá? O trio é recordista de empates nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. Cariocas, paulistas e mato-grossenses também encontram dificuldades para sair do lugar e buscar seus objetivos. O Fluminense, por exemplo, com um empate a menos e uma vitória a mais estaria na zona da Libertadores.
Presente na zona da CONMEBOL Sul-americana, o Tricolor empatou nada menos do que nove vezes em 22 rodadas. Como todos sabem o primeiro critério de desempate é a vitória e isso também prejudica o Flu. O clube das Laranjeiras tem os mesmos 30 pontos do Atlético Paranaense, mas está na 9ª posição, um degrau abaixo do Furacão, por causa do número de triunfos (8 a 7).
O Fluminense, aliás, ficou no 1 a 1 com o Atlético Paranaense no Rio de Janeiro. A igualdade em um gol, por sinal, é a mais repetida - quatro vezes. Houve ainda dois 0 a 0, dois 2 a 2 e um 3 a 3. A campanha tricolor também registra sete vitórias e seis derrotas, além de 31 gols a favor e 29 contra. Aproveitamento de 45,5%.
Estadual do Amapá registrou o terceiro aumento seguido de público nas arquibancadas
Leia a notícia completaRecordista de empates!
Pois bem, essa é a marca do Cuiabá, recordista de empates na Série C. Isso equivale a 62,5% de todas as suas partidas. É verdade que o Dourado deixou a zona de rebaixamento e hoje sonha com a classificação, mas o clube mato-grossense não está no G4 por causa de excesso de empates e falta de vitórias. O Cuiabá tem 22 pontos, mesma pontuação do Remo que fecha o G4 e soma cinco vitórias ante quatro do rival do Centro-Oeste.
A campanha total do Cuiabá é de apenas quatro vitórias, dez empates e duas derrotas, além de 16 gols a favor e 15 contra. Aproveitamento de 45,8%. O Dourado tem mais duas rodadas para tentar a classificação no Grupo A. O clube mato-grossense, porém, não poderá repetir o que fez entre a 3ª e a 7ª rodada ao empatar todos os cinco confrontos.
O trio, por sinal, vive tempos de "empatite". Na Série A do Brasileirão já são 55 empates em 219 jogos(25,1%). Na Série B, o número pula para 59 empates em 220 confrontos (26,8%). Mas nenhuma divisão supera a Série C com inacreditáveis 59 igualdades em apenas 160 jogos (36,8%). Diante de tais cenários sempre pinta aquela dúvida, aquele chavão de que o medo de perder tira a vontade de ganhar?