São Paulo - Decidir em casa uma partida única de mata-mata é vantajoso? Bem... A maioria dos mandantes não aproveitou a oportunidade na Primeira Fase da Copa do Brasil no ano passado, quando foi implantado o atual formato. A partir desta terça-feira, 40 donos da casa terão a chance de mudar essa história. Enquanto isso, os visitantes, mais bem colocados no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), podem até atuar fora, mas terão a vantagem do empate.
Segundo levantamento do Sr. Goool, a Primeira Fase da Copa do Brasil 2017 teve apenas 13 vitórias dos mandantes, enquanto os visitantes se classificaram em 27 oportunidades. Dessas vagas dos "intrusos", sete foram obtidas com empate. Entre os donos da casa que se deram bem no ano passado, cinco estarão presentes novamente na atual edição.O Altos, depois de eliminar o CRB (2 a 0), tentará fazer a mesma coisa com o Atlético Goianiense, outro clube da Série B do Brasileirão. O Brusque, por sua vez, passou pelo Remo (2 a 1) e, agora, pretende despachar o Ceará. Já o Sinop que se deu bem ante o Salgueiro (1 a 0) terá o Goiás pela frente. Enquanto isso, o Rio Branco trocou de lado. O clube acreano foi mandante e eliminou o Figueirense (1 a 0) em 2017. Mas em 2018, o Estrelão será visitante contra a Inter de Limeira.
Por fim, o Boavista também soube fazer o dever de casa contra o Ceará (1 a 0). Mas há um detalha diferente desta vez no jogo do clube do Rio de Janeiro. O Boavista, de fato, jogou em casa no ano passado ao atuar no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema. Agora, porém, o Verdão resolveu vender o mando de campo e atuará contra o Internacional no Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto, em Cascavel, interior paranaense.
Em relação aos campeões da Copa BR, a presença é quase total. Haverá apenas duas ausências na próxima temporada - Paulista e Santo André, ambos do interior de São Paulo estarão fora. Enquanto isso, Cruzeiro, atual e maior vencedor da competição, Grêmio, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco e Santos entrarão apenas nas oitavas de final por causa da disputa da Libertadores. Já Atlético Mineiro, Sport, Fluminense, Juventude, Internacional e Criciúma estarão no torneio desde o início.
Campeões!
O Estado de São Paulo é o maior campeão da Copa do Brasil com nove títulos. Logo atrás está o Rio Grande do Sul com sete conquistas, contra seis de Minas Gerais. Já o Rio de Janeiro ficou com cinco. Pernambuco e Santa Catarina contabilizam uma conquista cada no torneio nacional.
Clássicos paulista e paraense romperam a barreira dos 30 mil pagantes no fim de semana
Leia a notícia completaRegulamento:
A Copa do Brasil 2018 terá como novidade o fim do "gol qualificado". A CBF já tinha derrubado o "gol qualificado" na final, mas agora a regra também passou para todas as fases com duas partidas. Em caso de igualdade nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
O torneio será disputado em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Primeira Fase contará com 80 clubes e será definida em partida única. Em caso de empate, o melhor colocado no Ranking Nacional de Clubes avançará. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Luverdense) e o campeão da Série B (América Mineiro).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.