Santa Catarina - O Joinville foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro 2014, mas o início na Série A 2015 não tem sido nada bom. O JEC, segundo levantamento do Sr. Goool, tem o pior início de Brasileirão - entre os clubes que conquistaram o acesso - desde 2010. Há cinco anos, o Atlético Goianiense também não venceu sequer uma partida nas cinco primeiras rodadas.
Derrotado pela Chapecoense, por 2 a 0, na última quarta-feira, o Joinville se manteve na lanterna com apenas um ponto conquistado de 15 possíveis. São quatro derrotas (uma em casa e três fora) e só um empate como mandante, além de um gol a favor e oito contra. Aproveitamento de 6,7%. Nos critérios de desempate, o clube catarinense fica abaixo do rival goiano.O Atlético Goianiense obteve o acesso na Série B 2009. No ano seguinte, o Dragão empatou uma vez fora de casa e perdeu em quatro oportunidades (duas como mandante e duas como visitante), além de ter feito três gols e sofrido oito. Entre a campanha do Atlético Goianiense e o desempenho do Joinville, o pior aproveitamento havia sido da Chapecoense.
Nordeste também se destaca nas arquibancadas do segundo escalão nacional
Leia a notícia completaPara tentar sair desta situação, o Joinville, que demitiu o técnico Hemerson Maria, receberá o Corinthians no próximo sábado, às 22 horas, pela 6ª rodada. Hemerson Maria foi um dos responsáveis por devolver o JEC à elite nacional, por ter conquistado o título da Série B e por ter acabado com o jejum de 14 anos sem conquistas estaduais do Tricolor.
Confira a pontuação dos clubes que conquistaram o acesso nas cinco primeiras rodadas do Brasileirão:
2015
Joinville (1 ponto)
Vasco (3 pontos)
Avaí (7 pontos)
Ponte Preta (10 pontos)
2014
Chapecoense (2 pontos)
Figueirense (3 pontos)
Palmeiras (9 pontos)
Sport (10 pontos)
2013
Atlético Paranaense (5 pontos)
Goiás (5 pontos)
Criciúma (6 pontos)
Vitória (10 pontos)
2012
Portuguesa (4 pontos)
Sport (5 pontos)
Ponte Preta (6 pontos)
Náutico (7 pontos)
2011
Coritiba (4 pontos)
América Mineiro (5 pontos)
Bahia (5 pontos)
Figueirense (10 pontos)
2010
Atlético Goianiense (1 ponto)
Vasco (5 pontos)
Guarani (6 pontos)
Ceará (11 pontos)