São Paulo - O Fortaleza, hoje, tem o artilheiro da Série C do Campeonato Brasileiro. Assisinho ostenta três gols em três rodadas. Mas pelo histórico da competição, de 2009 para cá, os tricolores torcerão para que o Leão não faça o artilheiro. Até agora, só o Joinville conseguiu o título e a artilharia.
Zé Carlos, do Criciúma, porém, é o recordista de gols na história da Série B do Brasileirão
Leia a notícia completaÉ verdade que campeão só teve um, mas outros dois clubes conseguiram a artilharia e o acesso. Em 2009, o América Mineiro foi o campeão da Série C. Nena, do ASA, e Marciano, do Icasa, porém, foram os artilheiros com oito gols cada. E os tentos da dupla foram essenciais para o acesso de alagoanos e cearenses.
Por outro lado, dois clubes dos artilheiros não conseguiram subir de divisão. Foi o caso do Paysandu e do artilheiro Bruno Rangel, em 2010. Na oportunidade, o ABC foi campeão. No ano passado, Dênis Marques até ficou com a artilharia, mas o Santa Cruz caiu antes do acesso. Coube ao Oeste garantir o título da Série C.
Hoje, Fortaleza, Sampaio Corrêa, Cuiabá e Águia estariam classificados no Grupo A, enquanto o Grupo B teria Caxias, Vila Nova, Guarani e Macaé. A Série C foi paralisada por causa da Copa das Confederações e tem retorno marcado para julho.
Confira os campeões e os artilheiros da Série C de 2009 para cá:
2009
Campeão: América Mineiro
Artilheiro: Nena (ASA) e Marciano (Icasa)
2010
Campeão: ABC
Artilheiro: Bruno Rangel (Paysandu)
2011
Campeão: Joinville
Artilheiro: Ronaldo Capixaba (Joinville)
2012
Campeão: Oeste
Artilheiro: Dênis Marques (Santa Cruz)