São Paulo - Em qualquer outro esporte que um clube tivesse perdido o jogo de ida, por 1 a 0, e visse o rival abrir 2 a 0 no duelo de volta, já poderia decretar o classificado. Mas isso não acontece no futebol. Pelo contrário! Os exemplos estão por toda a parte. O Lanús é o clube que estaria fadado ao fracasso no exemplo acima se estivesse em outro esporte. Mas El Granade está no futebol, obteve uma virada épica sobre o River Plate, dono de três títulos, e chegou à sua primeira final na Libertadores. O Lanús é o 43º finalista diferente no torneio sul-americano.
Derrotado em Buenos Aires, por 1 a 0, o Lanús levou 2 a 0 dos Millionários logo no início da partida em La Fortaleza. Mas a virada aconteceu no 2º tempo e o clube do interior ainda obteve a vantagem necessária dos 4 a 2 para festejar a inédita vaga para a decisão. Além de ser o 43º finalista, El Granade é o 10º clube argentino a brigar pela volta olímpica no torneio mais importante da América do Sul.E tem um dado animador para os torcedores do Lanús. Dos nove hermanos que chegaram à final, apenas o Newell's Old Boys não conseguiu soltar o grito entalado na garganta. Sem falar que a Argentina é recordista de finais e títulos na Libertadores. São 24 conquistas e apenas nove vices. Aproveitamento alto de 73%. A competição tem 25 campeões diferentes.
Com boa vantagem, Tricolor tentará sua quinta final e seu terceiro título no torneio sul-americano
Leia a notícia completaA campanha dos argentinos tem sete vitórias (cinco em casa e duas fora), dois empates como visitante e três derrotas (uma diante da torcida e duas fora), além de 21 gols a favor e nove tomados. Aproveitamento de 63,9%. Agora, o Lanús espera por Grêmio ou Barcelona. No jogo de ida, o Tricolor fez 3 a 0 no Equador e decidirá a vaga, nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.